Capoeira gerontológica

contribuições à educação popular em saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2025-73912

Palavras-chave:

Educação popular, Capoeira, Pessoas idosas, Metodologia

Resumo

A cultura popular apresenta inúmeras manifestações culturais que apresentam características peculiares aos locais onde as mesmas acontecem. Neste aspecto, a capoeira se apresenta como uma dessas manifestações. Objetivo-se com este estudo verificar a utilização de uma proposta metodológica para o ensino da capoeira para pessoas idosas na organização de programas de aula. A pesquisa é um estudo qualitativo, descritivo e exploratório. Propôs-se intervenção com 20 aulas para um grupo de pessoas idosas. Os resultados indicaram que houve avanço do ponto de vista motor e cognitivo. Conclui-se que a capoeira com pessoas idosas é uma atividade possível, desde que se busquem conhecimentos específicos da modalidade.

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Biografia do Autor

  • Bruna Valéria Rodrigues de Souza, Universidade de Brasília

    Mestre em Educação Física pela Universidade de Brasília, Distrito Federal, Brasil.

  • Alisson Vieira Costa, Universidade Federal do Amapá

    Doutor em Educação Física pela Universidade de Brasília, Distrito Federal, Brasil; professor na Universidade Federal do Amapá, Brasil.

  • Marcela Fabiani Silva Dias, Universidade Federal do Amapá

    Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Amapá, Brasil; professora efetiva no Estado do Amapá, Brasil.

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Publicado

01-04-2025

Como Citar

SOUZA, Bruna Valéria Rodrigues de; COSTA, Alisson Vieira; DIAS, Marcela Fabiani Silva. Capoeira gerontológica: contribuições à educação popular em saúde. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 24, n. 1, p. 35–50, 2025. DOI: 10.14393/REP-2025-73912. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/73912. Acesso em: 2 maio. 2025.