Educação Popular do campo

vivências com o manguezal na educação infantil

Autores

  • Rayana Andrade de Carvalho Universidade Federal da Paraíba
  • Camila de Lourdes Cavalcanti Paiva Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-71136

Palavras-chave:

Educação popular, Educação do campo, Educação infantil, Relato de experiência

Resumo

Este artigo é um relato de experiência de uma proposta pedagógica de educação popular do campo para a educação infantil, desenvolvida a partir de um eixo temático denominado “O que eu posso aprender?”. O projeto pedagógico foi realizado em um Centro Integrado de Educação Infantil (CIEI), localizado na área rural do município Santa Rita/PB, na comunidade de Bebelândia. Utilizou-se a pesquisa como método, a partir da concepção freiriana. Como tema abordado esteve o manguezal, bioma escolhido por estar inserido na realidade da comunidade, e por ser comum às crianças. Diferentes estratégias educacionais foram desenvolvidas para trabalhar o tema, entre elas a visita de campo ao manguezal e a construção de um painel coletivo. Conclui-se, ao final do estudo, que a prática pedagógica desenvolvida constitui-se como educação popular do campo voltada para a educação infantil, porque cumpre a finalidade conceitual de oferecer uma educação diferenciada para os sujeitos do campo, respeitando o modo de vida e cultura deles.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rayana Andrade de Carvalho, Universidade Federal da Paraíba

Mestra em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil; integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Superior; professora da educação básica no município de Santa Rita, Paraíba, Brasil.

Camila de Lourdes Cavalcanti Paiva, Universidade Federal da Paraíba

Mestra em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil; professora da educação básica no município de Santa Rita, Paraíba, Brasil. 

Referências

ALMEIDA, V. R.; SIQUEIRA, R. M. Educação Popular e Infância: princípios, concepções e práticas educativas. Educação, Santa Maria, v. 46, n. 1, p. 1-24, 2021. DOI 10.5902/1984644439376. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/39376. Acesso em: 18 set. 2023.

ARAÚJO, D. S.; BEZERRA, R. S. Mapeamento dos manguezais do estuário do Rio Paraíba. Revista Principia, João Pessoa, n. 40, p. 63-75, 2018. DOI 10.18265/1517-03062015v1n40p63-75. Disponível em: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/view/1556. Acesso em: 18 set. 2023.

BRANDÃO, C. Educação Popular antes e agora. Ideação, Foz do Iguaçu, v. 15, n. 1, p. 10–24, 2000. DOI 10.48075/ri.v15i1.8505. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/8505. Acesso em: 12 mar. 2024.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 1 set. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil. Brasília: MEC; SEB, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf. Acesso em: 12 mar. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 12 mar. 2024.

CALDART, R. S. Educação do Campo. In: CALDART, R. S. et al (org.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro; São Paulo: Escola Politécnica de saúde Joaquim Venâncio; Expressão popular, 2012. p. 257-264.

COELHO, M. G. Por uma educação ambiental do campo. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL E I FÓRUM DE EDUCAÇÃO DO CAMPO DA REGIÃO SUL DO RS: CAMPO E CIDADE EM BUSCA DE CAMINHOS COMUNS, 1., 2012, Pelotas. Anais [...] Pelotas: Ed. da UFPEL, 2012. Disponível em: https://eventosunioeste.unioeste.br/images/Default/anais/sifedoc/Anais/Eixo%2006/M%C3%B4nia%20Gon%C3%A7alves%20Coelho.pdf. Acesso em: 12 mar. 2024.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 56. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2014.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz & Terra, 2011.

MARINHO, E. Um olhar sobre educação rural brasileira. Brasília: Editora Universa, 2008.

NIEHUES, M. R.; COSTA, M. O. Concepções de infância ao longo da história. In: SIMPÓSIO DE INTEGRAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO SUL CATARINENSE, 1., 2012, Criciúma. Anais [...] Criciúma: Rev. Técnico Científica IFSC, 2012. Disponível em: https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/rtc/article/view/420. Acesso em: 12 mar. 2024.

ZIECH, M. E. A educação do campo na perspectiva da educação popular. Contexto & Educação, Ijuí, v. 32, n. 102, p 100-117, 2017. DOI 10.21527/2179-1309.2017.102.100-117. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/6463. Acesso em: 16 out. 2023.

Downloads

Publicado

30-04-2024

Como Citar

CARVALHO, R. A. de; PAIVA, C. de L. C. Educação Popular do campo: vivências com o manguezal na educação infantil. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 23, n. 1, p. 74–89, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-71136. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/71136. Acesso em: 24 nov. 2024.