Educação Popular do campo

vivências com o manguezal na educação infantil

Autores

  • Rayana Andrade de Carvalho Universidade Federal da Paraíba
  • Camila de Lourdes Cavalcanti Paiva Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-71136

Palavras-chave:

Educação popular, Educação do campo, Educação infantil, Relato de experiência

Resumo

Este artigo é um relato de experiência de uma proposta pedagógica de educação popular do campo para a educação infantil, desenvolvida a partir de um eixo temático denominado “O que eu posso aprender?”. O projeto pedagógico foi realizado em um Centro Integrado de Educação Infantil (CIEI), localizado na área rural do município Santa Rita/PB, na comunidade de Bebelândia. Utilizou-se a pesquisa como método, a partir da concepção freiriana. Como tema abordado esteve o manguezal, bioma escolhido por estar inserido na realidade da comunidade, e por ser comum às crianças. Diferentes estratégias educacionais foram desenvolvidas para trabalhar o tema, entre elas a visita de campo ao manguezal e a construção de um painel coletivo. Conclui-se, ao final do estudo, que a prática pedagógica desenvolvida constitui-se como educação popular do campo voltada para a educação infantil, porque cumpre a finalidade conceitual de oferecer uma educação diferenciada para os sujeitos do campo, respeitando o modo de vida e cultura deles.

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Biografia do Autor

Rayana Andrade de Carvalho, Universidade Federal da Paraíba

Mestra em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil; integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Superior; professora da educação básica no município de Santa Rita, Paraíba, Brasil.

Camila de Lourdes Cavalcanti Paiva, Universidade Federal da Paraíba

Mestra em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil; professora da educação básica no município de Santa Rita, Paraíba, Brasil. 

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Publicado

30-04-2024

Como Citar

CARVALHO, R. A. de; PAIVA, C. de L. C. Educação Popular do campo: vivências com o manguezal na educação infantil. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 23, n. 1, p. 74–89, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-71136. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/71136. Acesso em: 21 nov. 2024.