Música e Educação Estética

percursos de mediação cultural na fanfarra de uma escola municipal em Blumenau/SC

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-71096

Palabras clave:

Educação, Música, Bandas, Fanfarras, Mediação Cultural, Educação Estética

Resumen

Neste texto apresentamos experiências musicais que desenvolvemos na fanfarra de uma escola municipal em Blumenau/SC, no período de 2017 a 2022, com o objetivo de discutir de que forma essas práticas podem proporcionar, além do conhecimento específico em música, o acesso à cultura, interações sociais e uma possível educação estética. A partir desse relato, problematizamos como as interações sociais podem reverberar na vida dos estudantes e de outros membros da comunidade, de forma a promover espaços de mediação cultural. Outro aspecto debatido foi a forma com que os participantes da fanfarra e demais envolvidos em ensaios e apresentações se relacionam com a arte e em como isso pode significar experiências estéticas que tocam a dimensão sensível do sujeito. Apresentamos, ainda, discussões a respeito da potência da escola como espaço cultural, que possibilita as ações que promovem uma forma específica de acesso à arte, e reflexões acerca do papel do professor como mediador cultural, que pensa e planeja as diferentes formas de acesso à arte. Por fim, concluímos que as práticas musicais na fanfarra proporcionam experiências estéticas que contemplam diversas áreas da formação humana, portanto não estão limitadas ao aprendizado mecânico e repetitivo em música.

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Biografía del autor/a

  • Lucas Mateus Garbinato Franques dos Santos, Fundação Universidade Regional de Blumenau

    Mestrando em Educação na Fundação Universidade Regional de Blumenau, Santa Catarina, Brasil.

  • Jaison Hinkel, Fundação Universidade Regional de Blumenau

    Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil; estágio pós-doutoral pela mesma instituição; professor na Fundação Universidade Regional de Blumenau, Santa Catarina, Brasil; integrante da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Fundação Universidade Regional de Blumenau, Santa Catarina, Brasil.

Referencias

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Publicado

2024-04-30

Cómo citar

SANTOS, Lucas Mateus Garbinato Franques dos; HINKEL, Jaison. Música e Educação Estética: percursos de mediação cultural na fanfarra de uma escola municipal em Blumenau/SC. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 23, n. 1, p. 109–125, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-71096. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/71096. Acesso em: 7 apr. 2025.