Música e Educação Estética

percursos de mediação cultural na fanfarra de uma escola municipal em Blumenau/SC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-71096

Palavras-chave:

Educação, Música, Bandas, Fanfarras, Mediação Cultural, Educação Estética

Resumo

Neste texto apresentamos experiências musicais que desenvolvemos na fanfarra de uma escola municipal em Blumenau/SC, no período de 2017 a 2022, com o objetivo de discutir de que forma essas práticas podem proporcionar, além do conhecimento específico em música, o acesso à cultura, interações sociais e uma possível educação estética. A partir desse relato, problematizamos como as interações sociais podem reverberar na vida dos estudantes e de outros membros da comunidade, de forma a promover espaços de mediação cultural. Outro aspecto debatido foi a forma com que os participantes da fanfarra e demais envolvidos em ensaios e apresentações se relacionam com a arte e em como isso pode significar experiências estéticas que tocam a dimensão sensível do sujeito. Apresentamos, ainda, discussões a respeito da potência da escola como espaço cultural, que possibilita as ações que promovem uma forma específica de acesso à arte, e reflexões acerca do papel do professor como mediador cultural, que pensa e planeja as diferentes formas de acesso à arte. Por fim, concluímos que as práticas musicais na fanfarra proporcionam experiências estéticas que contemplam diversas áreas da formação humana, portanto não estão limitadas ao aprendizado mecânico e repetitivo em música.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Mateus Garbinato Franques dos Santos, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Mestrando em Educação na Fundação Universidade Regional de Blumenau, Santa Catarina, Brasil.

Jaison Hinkel, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil; estágio pós-doutoral pela mesma instituição; professor na Fundação Universidade Regional de Blumenau, Santa Catarina, Brasil; integrante da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Fundação Universidade Regional de Blumenau, Santa Catarina, Brasil.

Referências

BLUMENAU. Decreto n. 10.920, de 30 de março de 2016. Dispõe sobre o programa de Bandas e Fanfarras Escolares da Rede Municipal de Ensino de Blumenau. Leis Municipais. Blumenau, 2016.

COSTA, F. C. Processos de subjetividades, interações e pertencimento na banda de música escolas: um estudo de caso na banda marcial Ranulpho Paes de Barros, em Cuiabá/MT. 2020. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) – Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2020. Disponível em: http://ri.ufmt.br/handle/1/2354. Acesso em: 19 mar. 2024.

FERNANDES, V. Itinerários e concepções do ensino de música na rede municipal de Blumenau. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pós-Graduação em Educação, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2017. Disponível em: http://www.bc.furb.br/docs/DS/2017/363243_1_1.pdf. Acesso em: 19 mar. 2024.

GERALDI, J. W. Ancoragens: estudos bakhtinianos. 3. ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019.

GOMES, A. Estratégias de ensaio de bandas e fanfarras escolares. Dissertação (Mestrado em Música) – Centro de Artes, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2020. Disponível em: https://www.udesc.br/arquivos/ceart/id_cpmenu/10822/Alessandro_dissertac_a_o_finale_17_12_2020_16137687007287_10822.pdf. Acesso em: 17 abr. 2024.

METTE, P. A. P. Calendário histórico cultural: a contextualização das festas tradicionais realizadas em Blumenau-SC para promoção turística. 2005. Dissertação (Mestrado em Turismo e Hotelaria) – Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, 2005. Disponível em: https://www.univali.br/pos/mestrado/mestrado-academico-em-turismo-e-hotelaria/banco-de-dissertacoes/Paginas/default.aspx?page=28. Acesso em: 21 mar. 2024.

OGLEARI, B.; BEINEKE, V. Entre ventanias e viagens interplanetárias... projetos criativo-musicais em contexto de pandemia. Revista da Abem, Londrina, v. 30, n. 1, p. 1-24, jan./jul. 2022. DOI 10.33054/ABEM202230101. Disponível em: https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/1078. Acesso em: 19 mar. 2024.

PERUZZO, L. Mediação cultural no museu: ressonâncias da experiência estética no corpo (em performance) de professores de arte. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Fundação Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2018. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7158975. Acesso em: 21 mar. 2024.

RADWANSKI, E. Consonâncias e dissonâncias de um projeto de música na formação estética de pedagogas: um estudo de caso. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Curso de Pós-Graduação em Educação, Fundação Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2018. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7158975. Acesso em: 19 mar. 2024.

SOARES, A. F. C.; NEITZEL, A. A.; CARVALHO, C. A potência cultural da escola: estudos sobre mediação e formação estética. In: NEITZEL, A. A.; CARVALHO, C. Mediação cultural, formação de leitores & educação estética. Curitiba: CRV, 2016. p. 53-66.

VIGOTSKI, L. S. Psicologia pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2003.

Downloads

Publicado

30-04-2024

Como Citar

SANTOS, L. M. G. F. dos; HINKEL, J. Música e Educação Estética: percursos de mediação cultural na fanfarra de uma escola municipal em Blumenau/SC. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 23, n. 1, p. 109–125, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-71096. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/71096. Acesso em: 22 jul. 2024.