Música e Educação Estética
percursos de mediação cultural na fanfarra de uma escola municipal em Blumenau/SC
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2024-71096Palavras-chave:
Educação, Música, Bandas, Fanfarras, Mediação Cultural, Educação EstéticaResumo
Neste texto apresentamos experiências musicais que desenvolvemos na fanfarra de uma escola municipal em Blumenau/SC, no período de 2017 a 2022, com o objetivo de discutir de que forma essas práticas podem proporcionar, além do conhecimento específico em música, o acesso à cultura, interações sociais e uma possível educação estética. A partir desse relato, problematizamos como as interações sociais podem reverberar na vida dos estudantes e de outros membros da comunidade, de forma a promover espaços de mediação cultural. Outro aspecto debatido foi a forma com que os participantes da fanfarra e demais envolvidos em ensaios e apresentações se relacionam com a arte e em como isso pode significar experiências estéticas que tocam a dimensão sensível do sujeito. Apresentamos, ainda, discussões a respeito da potência da escola como espaço cultural, que possibilita as ações que promovem uma forma específica de acesso à arte, e reflexões acerca do papel do professor como mediador cultural, que pensa e planeja as diferentes formas de acesso à arte. Por fim, concluímos que as práticas musicais na fanfarra proporcionam experiências estéticas que contemplam diversas áreas da formação humana, portanto não estão limitadas ao aprendizado mecânico e repetitivo em música.
Downloads
Referências
BLUMENAU. Decreto n. 10.920, de 30 de março de 2016. Dispõe sobre o programa de Bandas e Fanfarras Escolares da Rede Municipal de Ensino de Blumenau. Leis Municipais. Blumenau, 2016.
COSTA, F. C. Processos de subjetividades, interações e pertencimento na banda de música escolas: um estudo de caso na banda marcial Ranulpho Paes de Barros, em Cuiabá/MT. 2020. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) – Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2020. Disponível em: http://ri.ufmt.br/handle/1/2354. Acesso em: 19 mar. 2024.
FERNANDES, V. Itinerários e concepções do ensino de música na rede municipal de Blumenau. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pós-Graduação em Educação, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2017. Disponível em: http://www.bc.furb.br/docs/DS/2017/363243_1_1.pdf. Acesso em: 19 mar. 2024.
GERALDI, J. W. Ancoragens: estudos bakhtinianos. 3. ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019.
GOMES, A. Estratégias de ensaio de bandas e fanfarras escolares. Dissertação (Mestrado em Música) – Centro de Artes, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2020. Disponível em: https://www.udesc.br/arquivos/ceart/id_cpmenu/10822/Alessandro_dissertac_a_o_finale_17_12_2020_16137687007287_10822.pdf. Acesso em: 17 abr. 2024.
METTE, P. A. P. Calendário histórico cultural: a contextualização das festas tradicionais realizadas em Blumenau-SC para promoção turística. 2005. Dissertação (Mestrado em Turismo e Hotelaria) – Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, 2005. Disponível em: https://www.univali.br/pos/mestrado/mestrado-academico-em-turismo-e-hotelaria/banco-de-dissertacoes/Paginas/default.aspx?page=28. Acesso em: 21 mar. 2024.
OGLEARI, B.; BEINEKE, V. Entre ventanias e viagens interplanetárias... projetos criativo-musicais em contexto de pandemia. Revista da Abem, Londrina, v. 30, n. 1, p. 1-24, jan./jul. 2022. DOI 10.33054/ABEM202230101. Disponível em: https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/1078. Acesso em: 19 mar. 2024.
PERUZZO, L. Mediação cultural no museu: ressonâncias da experiência estética no corpo (em performance) de professores de arte. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Fundação Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2018. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7158975. Acesso em: 21 mar. 2024.
RADWANSKI, E. Consonâncias e dissonâncias de um projeto de música na formação estética de pedagogas: um estudo de caso. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Curso de Pós-Graduação em Educação, Fundação Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2018. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7158975. Acesso em: 19 mar. 2024.
SOARES, A. F. C.; NEITZEL, A. A.; CARVALHO, C. A potência cultural da escola: estudos sobre mediação e formação estética. In: NEITZEL, A. A.; CARVALHO, C. Mediação cultural, formação de leitores & educação estética. Curitiba: CRV, 2016. p. 53-66.
VIGOTSKI, L. S. Psicologia pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Lucas Mateus Garbinato Franques dos Santos, Jaison Hinkel
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.