Aproximações entre a gestão democrática e a educação popular

Autores

  • Renata Nunes Duarte Dias Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Gilvan dos Santos Souza Universidade Cidade de São Paulo
  • Ennia Débora Passos Braga Pires Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Adenilson Souza Cunha Junior Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia https://orcid.org/0000-0003-3622-1799

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-70511

Palavras-chave:

Educação Popular, Gestão Democrática, Participação, Gestão Gerencialista

Resumo

O presente artigo tenciona evidenciar as interfaces entre a educação popular e a gestão democrática, bem como as contribuições delas para a formação de sujeitos críticos e participativos. A pesquisa é bibliográfica, de caráter qualitativo. Possui autores de referência, que desenvolvem estudos sobre as temáticas supracitada, quais sejam: Freire (1980; 2006; 2014), Gohn (2010), Brandão (2006), Paludo (2013), Paro (2000), Read (2001), Saviani (2008), dentre outros. Para melhor organização das reflexões, apresenta-se, inicialmente, uma breve discussão sobre a educação popular e sobre Paulo Freire, seu grande expoente. No segundo momento, é realizada uma análise acerca da interface entre a educação popular e a gestão democrática, seguido das considerações finais. Conclui-se que, considerando os princípios da educação popular e a concepção de gestão democrática, ambas revelam seu compromisso com a transformação social e com as classes oprimidas; também buscam trilhar caminhos que conduzem à formação de cidadãos/ãs críticos/as, livres e conhecedores/as de seus direitos.

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Biografia do Autor

Renata Nunes Duarte Dias, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestranda em Educação na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Brasil; membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos "EJA em Pauta" (CNPq), do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e da Cidade (GEPEMDECC) e da Rede Latino-americana de Pesquisa em Educação do Campo, Cidade Movimentos Sociais (Rede PECC-MS); assistente social no Centro de Referência da Assistência Social Anagé, Bahia, Brasil. 

Gilvan dos Santos Souza, Universidade Cidade de São Paulo

Doutorando em Ciências (Astrofísica) na Universidade Cidade de São Paulo, Brasil; professor da rede estadual de educação do Estado de São Paulo, Brasil.

Ennia Débora Passos Braga Pires, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil; professora titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Brasil;  líder do Grupo de Pesquisa Ludicidade, Didática, Política e Práxis Educacional (LUDIPPE/CNPq).

 

Adenilson Souza Cunha Junior, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil, com período sanduíche na Universidad de Playa Ancha, Chile; estágio p´ós-doutoral na Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil; professor titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Brasil; líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos "EJA em Pauta" (CNPq). 

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Publicado

30-04-2024

Como Citar

DIAS, R. N. D.; SOUZA, G. dos S.; PIRES, E. D. P. B.; CUNHA JUNIOR, A. S. Aproximações entre a gestão democrática e a educação popular. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 23, n. 1, p. 20–37, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-70511. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/70511. Acesso em: 24 nov. 2024.