A atuação profissional e educativa com pessoas idosas na EJA articulada à defesa dos interesses das classes populares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-69765

Palavras-chave:

Educação, EJA, Pessoas Idosas, Cidadania, Humanização

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivo principal discutir a atuação profissional e educativa com pessoas idosas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em favor dos interesses das classes populares. De modo específico, caracterizar a sociedade contemporânea e o processo formativo de pessoas idosas que estudam ou estudaram na EJA à luz dos conceitos de cidadania e humanização, principalmente por considerar que na sociedade capitalista há um processo que caminha para a formação desumana, desigual e preconceituosa. Há, ainda, a situação permeada por sentimentos de angústia diante o “fracasso escolar”, consideravelmente no que tange o processo de rompimento das barreiras para “vencer” o “cotidiano” que impõe toda a espécie de obstáculos e estigmatizações. Por este motivo, faz-se necessária a intervenção do Estado, primeiramente, com políticas educacionais capazes de proporcionar uma vida digna a todos, de forma a promover o acesso a uma educação inclusiva, a partir da relação estabelecida entre equipe escolar e educandos, de maneira efetiva à luz dos direitos sobre os educandos, conforme previsto na Constituição Federal (1988), na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), no Estatuto da Pessoa Idosa, e na Declaração dos Direitos Humanos.

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Biografia do Autor

Eduardo Augusto Farias, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando em Educação na Universidade Estadual de Londrina, Paraná, Brasil.

Marta Regina Furlan, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil; estágio pós-doutoral pela Universidade do Extremo Sul Catarinense, Santa Catarina, Brasil; professora na Universidade Estadual de Londrina, Paraná, Brasil.

Ravelli Henrique de Souza, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando em Educação na Universidade Estadual de Londrina, Paraná, Brasil. 

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Publicado

16-01-2024

Como Citar

FARIAS, E. A.; FURLAN, M. R.; SOUZA, R. H. de. A atuação profissional e educativa com pessoas idosas na EJA articulada à defesa dos interesses das classes populares. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 22, n. 3, p. 75–96, 2024. DOI: 10.14393/REP-2023-69765. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/69765. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais