A possibilidade da construção da intersetorialidade na perspectiva da efetivação dos direitos educacionais às crianças e adolescentes do campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2025-73989

Palavras-chave:

Intersetorialidade, Educação do campo, Prática pedagógica

Resumo

A intersetorialidade na educação do campo carrega consigo a possibilidade de garantir os direitos à educação de qualidade e qualidade de vida a crianças e jovens que residem na zona rural. Nesse sentido, o objetivo geral deste artigo é conhecer a práxis construída por meio da intersetorialidade em parceria com a educação do campo e profissionais que atuam na política de assistência social a partir do trabalho profissional e pedagógico realizado, conduzido e planejado no chão escolar. A metodologia adotada é a pesquisa bibliográfica. Essa discussão está pautada nos interesses de pesquisadores/as a respeito do tema e nos estudos desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) – Doutorado e no Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Infância e Teoria Crítica – CNPq/UEL. Para tanto, concluímos ser imprescindível a concretização de práticas pedagógicas que possibilitem a comunidade escolar vivenciar a verdadeira função social da educação do campo, ou seja, a de associar teoria e prática para a construção do conhecimento, desenvolvendo uma formação de qualidade para os sujeitos do campo. 

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Biografia do Autor

  • Eduardo Augusto Farias, Universidade Estadual de Londrina

    Doutorando em Educação na Universidade Estadual de Londrina, Paraná, Brasil; membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Infância e Teoria Crítica.

  • Marcela Regina Mafra, Universidade Estadual de Londrina

    Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina, Paraná, Brasil;  professora no Município de Cambé, Paraná, Brasil; membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Infância e Teoria Crítica.

  • Marta Regina Furlan, Universidade Estadual de Londrina

    Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil; pós-doutoral em Educação pela Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, Brasil; professora na Universidade Estadual de Londrina, Paraná, Brasil; líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Infância e Teoria Crítica.

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Publicado

10-09-2025

Como Citar

FARIAS, Eduardo Augusto; MAFRA, Marcela Regina; FURLAN, Marta Regina. A possibilidade da construção da intersetorialidade na perspectiva da efetivação dos direitos educacionais às crianças e adolescentes do campo. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 24, n. 2, p. 227–240, 2025. DOI: 10.14393/REP-2025-73989. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/73989. Acesso em: 5 dez. 2025.