Conscientização, utopia, inédito viável e sonhos possíveis
educação freireana em tempos de estado necrófilo
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2022-66864Palavras-chave:
Conscientização, Humanização, Teoria FreirianaResumo
O presente trabalho apresenta uma discussão de cunho conceitual que envolve o processo de conscientização e humanização contido no arcabouço teórico de Paulo Freire, tendo como foco central a compreensão da prática docente e seus atravessamentos pelos conceitos freireanos de conscientização, utopia, inédito viável e sonhos possíveis. Nesse sentido, o trabalho pode ser notado como mobilizador de reflexão para educadoras(es) brasileiras(os) que vivenciam uma prática educativa popular, libertadora e crítica. Metodologicamente, recorreu-se às várias obras freireanas, com o objetivo de mapear como esse educador relaciona o ser docente com a experiência da conscientização. Observou-se que, para Freire, o ser docente é “gente” historicamente situada que carrega por si e em si projetos de sociedade e de educação que são atravessados pelos campos de possibilidades posto na história da humanidade. Diante dessa historicidade, o ser professor(a) se vê o tempo todo indagado(a) sobre deixar-se atravessar pelo amor às coisas vivas ou pelo amor às coisas mortas. Para Paulo Freire, todo educador progressista e libertador é, consequentemente, um(a) educador(a) que, diante dos finais de morte de uma determinada sociedade procuram por fissuras biófilas, fissuras essas que os fazem experimentar o amor às coisas vivas.
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