Conscientização, utopia, inédito viável e sonhos possíveis

educação freireana em tempos de estado necrófilo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2022-66864

Palavras-chave:

Conscientização, Humanização, Teoria Freiriana

Resumo

O presente trabalho apresenta uma discussão de cunho conceitual que envolve o processo de conscientização e humanização contido no arcabouço teórico de Paulo Freire, tendo como foco central a compreensão da prática docente e seus atravessamentos pelos conceitos freireanos de conscientização, utopia, inédito viável e sonhos possíveis. Nesse sentido, o trabalho pode ser notado como mobilizador de reflexão para educadoras(es) brasileiras(os) que vivenciam uma prática educativa popular, libertadora e crítica. Metodologicamente, recorreu-se às várias obras freireanas, com o objetivo de mapear como esse educador relaciona o ser docente com a experiência da conscientização. Observou-se que, para Freire, o ser docente é “gente” historicamente situada que carrega por si e em si projetos de sociedade e de educação que são atravessados pelos campos de possibilidades posto na história da humanidade. Diante dessa historicidade, o ser professor(a) se vê o tempo todo indagado(a) sobre deixar-se atravessar pelo amor às coisas vivas ou pelo amor às coisas mortas. Para Paulo Freire, todo educador progressista e libertador é, consequentemente, um(a) educador(a) que, diante dos finais de morte de uma determinada sociedade procuram por fissuras biófilas, fissuras essas que os fazem experimentar o amor às coisas vivas.

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Biografia do Autor

Francisco André Silva Martins, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil; professor adjunto IV da Faculdade de Educação, Universidade do Estado de Minas Gerais , Brasil; membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Educação de Jovens e Adultos (NEPEJA/FAE/UEMG) e do Observatório da Juventude (FAE/UFMG).

Cirlene Cristina de Souza, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil; estágio doutoral na Universidade do Minho, Portugal; professora adjunta na FAculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais, Brasil; membro do Observatório da Juventude (FAE/UFMG).

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Publicado

30-12-2022

Como Citar

MARTINS, F. A. S.; SOUZA, C. C. de. Conscientização, utopia, inédito viável e sonhos possíveis: educação freireana em tempos de estado necrófilo. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 21, n. 3, p. 1–20, 2022. DOI: 10.14393/REP-2022-66864. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/66864. Acesso em: 24 nov. 2024.