A educação popular na internet em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-61797

Palavras-chave:

Educação Popular, Internet, Universidade, Comunidade

Resumo

Este texto apresenta uma experiência de produção de conteúdo educativo durante o período da pandemia COVID-19 que assola o nosso país desde 2020. A necessidade de um maior diálogo com os alunos e com a comunidade provocou a iniciativa da criação de novas estratégias comunicacionais. Partindo da concepção de educação popular, um grupo de professores(as) universitários e acadêmicos(as) criou o projeto Educação popular nas redes com o objetivo de produzir textos e vídeos reflexivos fundamentados em conceitos teóricos, porém de fácil compreensão para todas as pessoas. O projeto se concretizou por meio da produção e publicação de vídeos e textos para o YouTube, redes sociais (Facebook) e aplicativos de conversa (WhatsApp). Os resultados demonstraram que houve uma aceitação do público, e o material produzido consegue dialogar – por meio de conceitos científicos – com a comunidade que está fora do ambiente acadêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evandro Ricardo Guindani, Universidade Federal do Pampa

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil; professor adjunto da Universidade Federal do Pampa, São Borja, Rio Grande do Sul, Brasil; coordenador do Canal Ciêncialiberta.

Joel Felipe Guindani, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil; professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil; membro do Grupo de Pesquisa Processos e Práticas em Atividades Criativas e Culturais (UNIPAMPA/CNPq).

Yáscara Michele Neves Koga, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Educação pela Pontifícia Católica de São Paulo, Brasil; professora adjunta da Universidade Federal do Pampa, São Borja, Rio Grande do Sul, Brasil.

Tatiana Fraga Pastre, Universidade Federal do Pampa

Graduanda em Ciências Humanas na Universidade Federal do Pampa, Rio Grande do Sul, Brasil.

Deivis Eduardo Alves Leite, Universidade Federal do Pampa

Graduando em Ciências Humanas na Universidade Federal do Pampa, Rio Grande do Sul, Brasil.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Documento de Área. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/capes/. Acesso em: 10 maio 2021.

DURKHEIM, E. A educação moral. Petrópolis: Vozes, 2008.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.

FREIRE, P. Comunicação ou extensão. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.

GUINDANI, E. O processo de produção do conhecimento nos PPGs de Teologia: da institucionalização à inserção no sistema Capes. 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95654. Acesso em: 10 maio 2021.

HURTADO, C. N. Educar para transformar, transformar para educar: comunicação e educação popular. Tradução de Romualdo Dias. Petrópolis, RJ: Vozes, 1993.

KUENZER, A.; MORAES, M. C. Temas e tramas na pós-graduação em Educação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 93, p. 1.341-1.363, set./dez. 2005. Doi: 10.1590/S0101-73302005000400015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/NCGYCZkVyFqBNwCTJnjWJ8x/?lang=pt. Acesso em: 15 ago. 2021.

LÈVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola, 1998.

MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: Moraes, 1984.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2 ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000.

MURARO, D. N.; SILVA, S. Conhecer para transformar: a epistemologia crítico-dialética de Paulo Freire. In: Reunião Anped Sul, 10., 2014. Disponível em: http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/1196-0.pdf. Acesso em: 15 ago. 2021.

PAINEL TIC COVID-19. Pesquisa web sobre o uso da Internet no Brasil durante a pandemia do novo coronavírus: Painel TIC COVID-19 [livro eletrônico]. Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2021. Disponível em: https://cgi.br/media/docs/publicacoes/2/20210426095323/painel_tic_covid19_livro_eletronico.pdf. Acesso em: 16 jun. 2021.

SGUISSARDI, V.; SILVA JÚNIOR, J. R. Trabalho intensificado nas federais: pós-graduação e produtivismo acadêmico. São Paulo: Xamã, 2009.

Downloads

Publicado

29-09-2021

Como Citar

GUINDANI, E. R.; GUINDANI, J. F.; KOGA, Y. M. N.; PASTRE, T. F.; LEITE, D. E. A. A educação popular na internet em tempos de pandemia. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 383–398, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-61797. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/61797. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)