O Pibid a Universidade e a educação básica em relação de aprendizagem

o caso da Unipampa e do Instituto Estadual Padre Francisco Garcia, São Borja, Rio Grande do Sul

Autores

  • José Luciano Gattiboni Vasques Instituto de Educação Padre Francisco Garcia
  • Andréia Balbueno Miranda Universidade Federal do Pampa
  • Evandro Ricardo Guindani Universidade Federal do Pampa
  • Edson Romário Paniagua Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v16n12017-art03

Palavras-chave:

Pibid, Universidade, Educação Básica

Resumo

Este artigo relata uma experiência metodológica utilizada com um grupo de alunos do curso de licenciatura em Ciências Humanas da Unipampa, Campus de São Borja, Rio Grande do Sul, vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). O objetivo do trabalho é refletir sobre a importância da parceria entre o curso e a rede de educação básica do município de São Borja. A metodologia utilizada contemplou inicialmente uma reflexão teórica fundamentada em princípios da educação popular, seguida de uma pesquisa socioantropológica, e elaboração de uma estratégia de ensino a partir da educação patrimonial. A atividade foi desenvolvida no Instituto Estadual Padre Francisco Garcia com os alunos do 7º ano do ensino fundamental. Os resultados demonstram que o Pibid vem cumprindo seu papel de proporcionar uma reflexão crítica sobre a docência, aliando teoria e prática no contexto educacional e proporcionando aprendizagem para todos os agentes envolvidos.

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Biografia do Autor

José Luciano Gattiboni Vasques, Instituto de Educação Padre Francisco Garcia

Graduado em História pela Universidade Regional da Campanha

Andréia Balbueno Miranda, Universidade Federal do Pampa

Graduanda em Ciências Humanas (Licenciatura) na Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, Rio Grande do Sul, bolsista do Pibid (Sub-projeto História).

Evandro Ricardo Guindani, Universidade Federal do Pampa

Graduado em Filosofia; Doutor em Educação. Coordenador de Área do Pibid; Professor de Didática e Filosofia na Universidade Federal do Pampa

Edson Romário Paniagua, Universidade Federal do Pampa

Doutor em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul; professor adjunto da Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, Rio Grande do Sul; coordenador de área do Pibid (Sub-projeto História).

Referências

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Publicado

02-06-2017

Como Citar

VASQUES, J. L. G.; MIRANDA, A. B.; GUINDANI, E. R.; PANIAGUA, E. R. O Pibid a Universidade e a educação básica em relação de aprendizagem: o caso da Unipampa e do Instituto Estadual Padre Francisco Garcia, São Borja, Rio Grande do Sul. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 16, n. 1, p. 38–48, 2017. DOI: 10.14393/rep-v16n12017-art03. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/35250. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

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