Um estudo da produção acadêmica sobre a Escola Família Agrícola no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-61157

Palavras-chave:

Estado da Arte, Escola Agrícola, Produção de Conhecimento

Resumo

O presente estudo mapeia e discute os conhecimentos produzidos no contexto brasileiro que abordam a temática “Escola Família Agrícola”, tendo como base uma abordagem quantitativa-descritiva. Inicialmente, descreve-se a história da escola família agrícola, em seguida, apresentam-se as ações realizadas desde a coleta de dados até seu tratamento, e por fim, a parte quantitativa obtida por meio da plataforma virtual da Coordenação para o Melhoramento do Pessoal de Educação Superior. Tendo como parâmetro para o descritor a busca pelo termo “Escola Família Agrícola”, analisam-se os resumos de teses e dissertações encontrados, alocadas nas seguintes categorias: (i) Desenvolvimento Social; (ii) Currículo; (iii) História; (iv) Prática Pedagógica; (v) Políticas Públicas; e (vi) Coparticipação. Como resultado, tem-se a existência de um padrão quantitativo de investigações de Mestrado e Doutorado por região, em que se destaca a Sudeste com maior número e, com menor representatividade, a região Sul. Percebe-se o quão importante é uma boa escrita de resumo, uma vez que foi observada a falta de elementos essenciais como referencial teórico e método da pesquisa. Ficando em destaque que, deste quantitativo, há apenas uma na área da Educação Matemática, mostrando o quanto se faz necessário que a comunidade acadêmica desse campo de atuação pesquise essa temática.

Downloads

Biografia do Autor

  • Enoque da Silva Reis, Universidade Federal de Rondônia

    Doutor em Educação Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Brasil; estágio pós-doutoral na Universidade Federal da Grande Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil; professor adjunto no na Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, Brasil; lider do Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação Matemática Escolar (GEPHEME/UNIR).

  • Adalgiza Batista, Universidade Federal de Rondônia

    Especialista em Educação Matemática pela Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Brasil.

  • Alex Mota dos Santos, Universidade Federal de Goiás

    Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Paraná, Brasil; professor adjunto da Universidade Federal de Goiás, Campus Aparecida de Goiânia, Brasil.

  • Jucielma Rodrigues de Lima Dias, Universidade Federal de Rondônia

    Mestranda em Ensino de Ciências da Natureza na Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, Brasil; membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação Matemática Escolar (GEPHEME/UNIR).

Referências

ANDRADE, G. dos S.; ANDRADE, E. de S. Historiando a Pedagogia da Alternância e a Escola Família Agrícola do Sertão da Bahia. Entrelaçando: Revista Eletrônica de Culturas e Educação, Cruz das Almas, n. 6, v. 2, p. 61-72, set./dez. 2012. (Caderno Temático V: Educação, Escolas e Movimentos Sociais do/no Campo).

ARAÚJO, S. R. M. de. Escola para o trabalho, escola para a vida: o caso da Escola Família Agrícola de Angical-Bahia. 2005. 219 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) – Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2005. Disponível em: http://www.cdi.uneb.br/site/wp-content/uploads/2016/01/sandra_regina_magalhaes_de_araujo.pdf. Aceso em: 15 maio 2021.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2006.

CHARTIER, D. La spécifité des Maisons Familiales Rurales d’éducation et d’orientation. Revue Française de Pédagogie, n. 73, p. 23-30, oct./déc. 1985.

CORRÊA, T. P. P. Mapeamento da produção do conhecimento científico dos professores do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde FURG: um estudo bibliométrico. 2017. 81 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2017. Disponível em: https://sistemas.furg.br/sistemas/sab/arquivos/bdtd/0000011919.pdf. Acesso em: 18 maio 2021.

FERREIRA, N. S. de A. As pesquisas denominadas “Estado da arte”. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 79, p. 257-272, ago. 2002. Doi: 10.1590/S0101-73302002000300013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/vPsyhSBW4xJT48FfrdCtqfp/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 maio 2021.

FRANCO, M. A. do R. S. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 97, n. 247, p. 534-551, set./dez. 2016. Doi: 10.1590/S2176-6681/288236353. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/m6qBLvmHnCdR7RQjJVsPzTq/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 mar. 2021.

HORNBURG, N.; SILVA, R. da. Teorias sobre currículo: uma análise para compreensão e mudança. Revista de Divulgação Técnico-científica do ICPG, Blumenau, v. 3, n. 10, p. 61-66, jan./jun. 2007. Disponível em: https://docplayer.com.br/3246595-Teorias-sobre-curriculo-uma-analise-para-compreensao-e-mudanca.html. Acesso em: 18 maio 2021.

NASCIMENTO, C. G. do. A educação camponesa como espaço de resistência e recriação da cultura: um estudo sobre as concepções e práticas educativas da Escola Família Agrícola de Goiás - EFAGO. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/252476. Acesos em: 15 maio 2021.

QUEIROZ, J. B. P. de. O processo de implantação da Escola Família Agrícola (EFA) de Goiás. 1997. 277 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 1997.

REIS, E. S. O estudo de sistemas de equações do 1º grau em livros didáticos utilizados em escolas brasileiras. São Paulo: Novas Edições Acadêmicas, 2013.

ROCHA, E. A. C. A pesquisa em educação infantil no Brasil: trajetória recente e perspectiva de consolidação de uma pedagogia. 1998. 187 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1998. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251307. Acesso em: 15 maio 2021.

SAMPAIO, T. V. M. Cartografia temática [Recurso eletrônico]. Curitiba: UFPR, 2018. Disponível em: https://docs.ufpr.br/~frsantos1/CARTOGRAFIA%20TEMATICA/Cartografia%20Tem%C3%A1tica.pdf. Acesso em: 15 maio 2021.

SAVIANI, D. Escola e democracia. São Paulo: Autores Associados, 1996. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo).

SILVA, S. M. C. da et al. Estudo sobre o “Estado da arte” de um programa de pós-graduação em Psicologia. Psicol. rev., Belo Horizonte, v. 20, n. 2, p. 418-426, 2014. Doi: 10.5752/P.1678-9523.2014v20n2p278. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-11682014000200006&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 10 mar. 2021.

SOARES, M. B.; MACIEL, F. (org.). Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento. Brasília, DF: MEC/INEP/COMPED, 1989.

TEIXEIRA, E. S.; BERNARTT, M. de L.; TRINDADE, G. A. Estudos sobre Pedagogia da Alternância no Brasil: revisão de literatura e perspectivas para a pesquisa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 34, n. 2, p. 227-242, maio/ago. 2008. Doi: 10.1590/S1517-97022008000200002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/yKbb64ckpSn6r5k3szHTHJJ/?lang=pt. Acesso em: 10 maio 2021.

VEIGA, I. P. A. (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. 14. ed. Campinas: Papirus, 2002

Downloads

Publicado

30-12-2021

Como Citar

REIS, Enoque da Silva; BATISTA, Adalgiza; SANTOS, Alex Mota dos; DIAS, Jucielma Rodrigues de Lima. Um estudo da produção acadêmica sobre a Escola Família Agrícola no Brasil. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 20, n. 3, p. 73–87, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-61157. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/61157. Acesso em: 24 maio. 2025.