Um estudo da produção acadêmica sobre a Escola Família Agrícola no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-61157

Palavras-chave:

Estado da Arte, Escola Agrícola, Produção de Conhecimento

Resumo

O presente estudo mapeia e discute os conhecimentos produzidos no contexto brasileiro que abordam a temática “Escola Família Agrícola”, tendo como base uma abordagem quantitativa-descritiva. Inicialmente, descreve-se a história da escola família agrícola, em seguida, apresentam-se as ações realizadas desde a coleta de dados até seu tratamento, e por fim, a parte quantitativa obtida por meio da plataforma virtual da Coordenação para o Melhoramento do Pessoal de Educação Superior. Tendo como parâmetro para o descritor a busca pelo termo “Escola Família Agrícola”, analisam-se os resumos de teses e dissertações encontrados, alocadas nas seguintes categorias: (i) Desenvolvimento Social; (ii) Currículo; (iii) História; (iv) Prática Pedagógica; (v) Políticas Públicas; e (vi) Coparticipação. Como resultado, tem-se a existência de um padrão quantitativo de investigações de Mestrado e Doutorado por região, em que se destaca a Sudeste com maior número e, com menor representatividade, a região Sul. Percebe-se o quão importante é uma boa escrita de resumo, uma vez que foi observada a falta de elementos essenciais como referencial teórico e método da pesquisa. Ficando em destaque que, deste quantitativo, há apenas uma na área da Educação Matemática, mostrando o quanto se faz necessário que a comunidade acadêmica desse campo de atuação pesquise essa temática.

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Biografia do Autor

Enoque da Silva Reis, Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Brasil; estágio pós-doutoral na Universidade Federal da Grande Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil; professor adjunto no na Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, Brasil; lider do Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação Matemática Escolar (GEPHEME/UNIR).

Adalgiza Batista, Universidade Federal de Rondônia

Especialista em Educação Matemática pela Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Brasil.

Alex Mota dos Santos, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Paraná, Brasil; professor adjunto da Universidade Federal de Goiás, Campus Aparecida de Goiânia, Brasil.

Jucielma Rodrigues de Lima Dias, Universidade Federal de Rondônia

Mestranda em Ensino de Ciências da Natureza na Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, Brasil; membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação Matemática Escolar (GEPHEME/UNIR).

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Publicado

30-12-2021

Como Citar

REIS, E. da S.; BATISTA, A.; SANTOS, A. M. dos .; DIAS, J. R. de L. . Um estudo da produção acadêmica sobre a Escola Família Agrícola no Brasil. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 20, n. 3, p. 73–87, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-61157. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/61157. Acesso em: 24 nov. 2024.