Um estudo da produção acadêmica sobre a Escola Família Agrícola no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-61157

Palavras-chave:

Estado da Arte, Escola Agrícola, Produção de Conhecimento

Resumo

O presente estudo mapeia e discute os conhecimentos produzidos no contexto brasileiro que abordam a temática “Escola Família Agrícola”, tendo como base uma abordagem quantitativa-descritiva. Inicialmente, descreve-se a história da escola família agrícola, em seguida, apresentam-se as ações realizadas desde a coleta de dados até seu tratamento, e por fim, a parte quantitativa obtida por meio da plataforma virtual da Coordenação para o Melhoramento do Pessoal de Educação Superior. Tendo como parâmetro para o descritor a busca pelo termo “Escola Família Agrícola”, analisam-se os resumos de teses e dissertações encontrados, alocadas nas seguintes categorias: (i) Desenvolvimento Social; (ii) Currículo; (iii) História; (iv) Prática Pedagógica; (v) Políticas Públicas; e (vi) Coparticipação. Como resultado, tem-se a existência de um padrão quantitativo de investigações de Mestrado e Doutorado por região, em que se destaca a Sudeste com maior número e, com menor representatividade, a região Sul. Percebe-se o quão importante é uma boa escrita de resumo, uma vez que foi observada a falta de elementos essenciais como referencial teórico e método da pesquisa. Ficando em destaque que, deste quantitativo, há apenas uma na área da Educação Matemática, mostrando o quanto se faz necessário que a comunidade acadêmica desse campo de atuação pesquise essa temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Enoque da Silva Reis, Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Brasil; estágio pós-doutoral na Universidade Federal da Grande Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil; professor adjunto no na Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, Brasil; lider do Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação Matemática Escolar (GEPHEME/UNIR).

Adalgiza Batista, Universidade Federal de Rondônia

Especialista em Educação Matemática pela Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Brasil.

Alex Mota dos Santos, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Paraná, Brasil; professor adjunto da Universidade Federal de Goiás, Campus Aparecida de Goiânia, Brasil.

Jucielma Rodrigues de Lima Dias, Universidade Federal de Rondônia

Mestranda em Ensino de Ciências da Natureza na Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, Brasil; membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação Matemática Escolar (GEPHEME/UNIR).

Referências

ANDRADE, G. dos S.; ANDRADE, E. de S. Historiando a Pedagogia da Alternância e a Escola Família Agrícola do Sertão da Bahia. Entrelaçando: Revista Eletrônica de Culturas e Educação, Cruz das Almas, n. 6, v. 2, p. 61-72, set./dez. 2012. (Caderno Temático V: Educação, Escolas e Movimentos Sociais do/no Campo).

ARAÚJO, S. R. M. de. Escola para o trabalho, escola para a vida: o caso da Escola Família Agrícola de Angical-Bahia. 2005. 219 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) – Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2005. Disponível em: http://www.cdi.uneb.br/site/wp-content/uploads/2016/01/sandra_regina_magalhaes_de_araujo.pdf. Aceso em: 15 maio 2021.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2006.

CHARTIER, D. La spécifité des Maisons Familiales Rurales d’éducation et d’orientation. Revue Française de Pédagogie, n. 73, p. 23-30, oct./déc. 1985.

CORRÊA, T. P. P. Mapeamento da produção do conhecimento científico dos professores do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde FURG: um estudo bibliométrico. 2017. 81 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2017. Disponível em: https://sistemas.furg.br/sistemas/sab/arquivos/bdtd/0000011919.pdf. Acesso em: 18 maio 2021.

FERREIRA, N. S. de A. As pesquisas denominadas “Estado da arte”. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 79, p. 257-272, ago. 2002. Doi: 10.1590/S0101-73302002000300013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/vPsyhSBW4xJT48FfrdCtqfp/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 maio 2021.

FRANCO, M. A. do R. S. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 97, n. 247, p. 534-551, set./dez. 2016. Doi: 10.1590/S2176-6681/288236353. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/m6qBLvmHnCdR7RQjJVsPzTq/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 mar. 2021.

HORNBURG, N.; SILVA, R. da. Teorias sobre currículo: uma análise para compreensão e mudança. Revista de Divulgação Técnico-científica do ICPG, Blumenau, v. 3, n. 10, p. 61-66, jan./jun. 2007. Disponível em: https://docplayer.com.br/3246595-Teorias-sobre-curriculo-uma-analise-para-compreensao-e-mudanca.html. Acesso em: 18 maio 2021.

NASCIMENTO, C. G. do. A educação camponesa como espaço de resistência e recriação da cultura: um estudo sobre as concepções e práticas educativas da Escola Família Agrícola de Goiás - EFAGO. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/252476. Acesos em: 15 maio 2021.

QUEIROZ, J. B. P. de. O processo de implantação da Escola Família Agrícola (EFA) de Goiás. 1997. 277 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 1997.

REIS, E. S. O estudo de sistemas de equações do 1º grau em livros didáticos utilizados em escolas brasileiras. São Paulo: Novas Edições Acadêmicas, 2013.

ROCHA, E. A. C. A pesquisa em educação infantil no Brasil: trajetória recente e perspectiva de consolidação de uma pedagogia. 1998. 187 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1998. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251307. Acesso em: 15 maio 2021.

SAMPAIO, T. V. M. Cartografia temática [Recurso eletrônico]. Curitiba: UFPR, 2018. Disponível em: https://docs.ufpr.br/~frsantos1/CARTOGRAFIA%20TEMATICA/Cartografia%20Tem%C3%A1tica.pdf. Acesso em: 15 maio 2021.

SAVIANI, D. Escola e democracia. São Paulo: Autores Associados, 1996. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo).

SILVA, S. M. C. da et al. Estudo sobre o “Estado da arte” de um programa de pós-graduação em Psicologia. Psicol. rev., Belo Horizonte, v. 20, n. 2, p. 418-426, 2014. Doi: 10.5752/P.1678-9523.2014v20n2p278. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-11682014000200006&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 10 mar. 2021.

SOARES, M. B.; MACIEL, F. (org.). Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento. Brasília, DF: MEC/INEP/COMPED, 1989.

TEIXEIRA, E. S.; BERNARTT, M. de L.; TRINDADE, G. A. Estudos sobre Pedagogia da Alternância no Brasil: revisão de literatura e perspectivas para a pesquisa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 34, n. 2, p. 227-242, maio/ago. 2008. Doi: 10.1590/S1517-97022008000200002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/yKbb64ckpSn6r5k3szHTHJJ/?lang=pt. Acesso em: 10 maio 2021.

VEIGA, I. P. A. (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. 14. ed. Campinas: Papirus, 2002

Downloads

Publicado

30-12-2021

Como Citar

REIS, E. da S.; BATISTA, A.; SANTOS, A. M. dos .; DIAS, J. R. de L. . Um estudo da produção acadêmica sobre a Escola Família Agrícola no Brasil. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 20, n. 3, p. 73–87, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-61157. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/61157. Acesso em: 25 dez. 2024.