Relato de experiência na implantação de hortas escolares na educação básica e superior

Autores

  • Fabiana Rodrigues da Silva Universidade Federal Rural do Semiárido
  • Airton Rodrigues dos Santos Prefeitura Municipal de Itajá
  • Vanessa Cláudia Vasconcelos Segundo Universidade Estadual do Ceará
  • Eveline Nogueira Lima Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-61120

Palavras-chave:

Educação Profissional, Educação Ambiental, Implantação, Ferramenta didática, Agroecologia

Resumo

Uma horta constitui uma área, geralmente de pequena extensão, onde pode ser realizada a atividade de cultivo das mais diversas culturas agrícolas, como legumes ou hortaliças, submetidas a um manejo intensivo de produção. O objetivo deste trabalho foi avaliar a implantação e o desenvolvimento de hortas orgânicas em distintos usos didáticos, frente a diferentes níveis de ensino: educação básica e educação superior. Em ambos os locais de implantação das hortas foi realizada a aplicação de questionários e após tabulação desses dados foi possível concluir que, na educação básica, a horta teve como efeito a sensibilização e a educação ambiental. Já para a educação superior serviu como treinamento técnico profissional para os futuros agroecólogos em formação. Portanto, a implantação de hortas é uma metodologia ativa de ensino que pode ser usada em diferentes níveis de ensino e com diferentes objetivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Rodrigues da Silva, Universidade Federal Rural do Semiárido

Doutoranda em Fitotecnia na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Rio Grande do Norte, Brasil.

Airton Rodrigues dos Santos, Prefeitura Municipal de Itajá

Especialista em Gestão Ambiental no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Natal Central, Brasil; chefe de Departamento do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Itajá, Rio Grande do Norte, Brasil.

Vanessa Cláudia Vasconcelos Segundo, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal do Ceará, Brasil.

Eveline Nogueira Lima, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal do Ceará, Brasil.

Referências

ARAÚJO, A. et al. Projeto de horta orgânica para uma unidade escolar da rede pública de ensino do município do Rio de Janeiro, RJ. Revista Presença, Rio de Janeiro, v. 3, n. 8, p. 25-36, jul. 2017. Disponível em: https://revistapresenca.celsolisboa.edu.br/index.php/numerohum/article/view/106. Acesso em: 25 ago. 2021.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília, DF, 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm. Acesso em: 30 set. 2019.

CRIBB, S. L. S. P. Contribuições da educação ambiental e horta escolar na promoção de melhorias ao ensino, à saúde e ao ambiente. Ensino, Saúde e Ambiente, Niterói, v. 3, n. 1, p. 42-60, abr. 2010. Doi: 10.22409/resa2010.v3i1.a21103. Disponível em: https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/21103. Acesso em: 30 maio 2019.

CYPRIANO, R. J. et al. Horta escolar: um laboratório vivo. Educação Ambiental em Ação, Novo Hamburgo, v. 20, n. 42, set. 2018. Disponível em: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1400. Acesso em: 10 ago. 2021.

ENO, É. G. J.; LUNA, R. R.; LIMA, R. A. Horta na escola: incentivo ao cultivo e a interação com o meio ambiente. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, Santa Maria, v. 19, n. 1, p. 248-253, jan. 2016. Doi: 10.5902/22361170. Disponível em: https://redib.org/Record/oai_articulo1039339-horta-na-escola-incentivo-ao-cultivo-e-a-intera%C3%A7%C3%A3o-com-o-meio-ambiente. Acesso em: 30 maio 2021.

LEITE, A. L. C. C. Hortas na escola como ferramenta de ensino na educação ambiental: uma análise bibliométrica. 2020. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em práticas Educacionais em Ciências e pluralidade) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos-PR, 2020. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/handle/1/25225. Acesso em: 30 mar. 2019.

LIZ, R. S. Etapas para o planejamento e implantação de horta urbana. Comunicado Técnico, Brasília, v. 9, n. 1, p. 1-12, dez. 2016. Disponível em: https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/780884/1/cot39.pdf. Acesso em: 30 mar. 2019

MARTINELLI, S. S.; CAVALLI, S. B. Alimentação saudável e sustentável: uma revisão narrativa sobre desafios e perspectivas. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 24, n. 11, nov. 2019. Doi: 10.1590/1413-812320182411.30572017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/z76hs5QXmyTVZDdBDJXHTwz/?lang=pt. Acesso em: 30 maio 2019.

MAURICIO, C. C. Desenvolvimento Sustentável - Estudo de caso: projeto modelo de horta urbana comunitária em uma superquadra do Distrito Federal utilizando a biofilia. 2020. 66 f. Relatório Final de Pesquisa (Iniciação científica) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2020. Disponível em: https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/article/view/7487. Acesso em: 25 ago. 2021.

NASCIMENTO, C. A. S. et al. A migração do campo para os centros urbanos no Brasil: da desterritorialização no meio rural ao caos nas grandes cidades. In: CONGRESSO INTERNACIONAL FOMERCO - INTEGRAÇÃO REGIONAL EM TEMPOS DE CRISE: DESAFIOS POLÍTICOS E DILEMAS TEÓRICOS, 16., 2017, Salvador. Anais [...]. Salvador: UFBA, 2017. Disponível em: http://www.congresso2017.fomerco.com.br/resources/anais/8/1502235198_ARQUIVO_fomerco_AMIGRACAODOCAMPOPARAOSCENTROSURBANOSNOBRASIL.pdf. Acesso em: 9 set. 2019.

OLIVEIRA, J. A. C. A relevância e os usos da horta no ensino de ciências nas escolas do Campo de Torres-RS. 2018. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Campus Litoral Norte, Tramandaí, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/181658. Acesso em: 1 jun. 2019.

ONU NEWS. ONU prevê que cidades abriguem 70% da população mundial até 2050. Nações Unidas, 19 de fevereiro de 2019. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2019/02/1660701. Acesso em: 25 ago. 2021.

O’REILLY, É. M. Agricultura urbana: um estudo de caso do Projeto Hortas Cariocas em Manguinhos, Rio de Janeiro. 2014. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: http://repositorio.poli.ufrj.br/monografias/monopoli10009377.pdf. Acesso em: 21 ago. 2021.

SILVA, R. S.; SCALABRIN, R. Relato de experiência do PIBID da escola municipal de ensino fundamental Juan Pablo: horta educativa com base na interdisciplinaridade. Pesquisas e Práticas Educativas, Ilha Solteira, v. 1, p. 1-16, 2020. Doi: 10.47321/PePE.2675-5149.2020.1.e202021. Disponível em: https://epf.unesp.br/pepe/index.php/pepe/article/view/40. Acesso em: 21 ago. 2021.

SIMONETTI, E. R. S.; LOPES, S. R.; OLIVEIRA, A. C. S. Relato de experiência: projeto de extensão agricultura urbana, hortas orgânicas com materiais recicláveis em pequenos espaços. Revista Craibeiras de Agroecologia, Rio Largo, v. 1, n. 1, 2017. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/era/article/view/3656. Acesso em: 21 ago. 2021.

Downloads

Publicado

30-12-2021

Como Citar

SILVA, F. R. da .; SANTOS, A. R. dos; SEGUNDO, V. C. V.; LIMA, E. N. Relato de experiência na implantação de hortas escolares na educação básica e superior . Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 20, n. 3, p. 359–375, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-61120. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/61120. Acesso em: 22 nov. 2024.