Relato de experiência na implantação de hortas escolares na educação básica e superior

Autores

  • Fabiana Rodrigues da Silva Universidade Federal Rural do Semiárido
  • Airton Rodrigues dos Santos Prefeitura Municipal de Itajá
  • Vanessa Cláudia Vasconcelos Segundo Universidade Estadual do Ceará
  • Eveline Nogueira Lima Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-61120

Palavras-chave:

Educação Profissional, Educação Ambiental, Implantação, Ferramenta didática, Agroecologia

Resumo

Uma horta constitui uma área, geralmente de pequena extensão, onde pode ser realizada a atividade de cultivo das mais diversas culturas agrícolas, como legumes ou hortaliças, submetidas a um manejo intensivo de produção. O objetivo deste trabalho foi avaliar a implantação e o desenvolvimento de hortas orgânicas em distintos usos didáticos, frente a diferentes níveis de ensino: educação básica e educação superior. Em ambos os locais de implantação das hortas foi realizada a aplicação de questionários e após tabulação desses dados foi possível concluir que, na educação básica, a horta teve como efeito a sensibilização e a educação ambiental. Já para a educação superior serviu como treinamento técnico profissional para os futuros agroecólogos em formação. Portanto, a implantação de hortas é uma metodologia ativa de ensino que pode ser usada em diferentes níveis de ensino e com diferentes objetivos.

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Biografia do Autor

Fabiana Rodrigues da Silva, Universidade Federal Rural do Semiárido

Doutoranda em Fitotecnia na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Rio Grande do Norte, Brasil.

Airton Rodrigues dos Santos, Prefeitura Municipal de Itajá

Especialista em Gestão Ambiental no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Natal Central, Brasil; chefe de Departamento do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Itajá, Rio Grande do Norte, Brasil.

Vanessa Cláudia Vasconcelos Segundo, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal do Ceará, Brasil.

Eveline Nogueira Lima, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal do Ceará, Brasil.

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Publicado

30-12-2021

Como Citar

SILVA, F. R. da .; SANTOS, A. R. dos; SEGUNDO, V. C. V.; LIMA, E. N. Relato de experiência na implantação de hortas escolares na educação básica e superior . Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 20, n. 3, p. 359–375, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-61120. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/61120. Acesso em: 12 nov. 2024.