Serviço social, educação popular e saúde
elementos de debate sobre o caráter educativo do trabalho profissional
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2020-53271Palavras-chave:
Serviço social, Trabalho profissional, Saúde, Educação Popular, NeoconservadorismoResumo
O presente artigo aborda as perspectivas e potencialidades da interlocução entre educação popular e o trabalho profissional dos/as assistentes sociais na política de saúde. Para empreender a análise, fundamentando-se no materialismo-histórico, realizou-se uma pesquisa de cunho bibliográfico, a qual também se intercruzou dados documentais a respeito do trabalho dos/as assistentes sociais no Sistema Único de Saúde (SUS). Apresenta-se, após um breve resgate histórico-analítico da interlocução entre o Serviço Social brasileiro, educação popular e saúde, desafios centrais no desenvolvimento do caráter educativo do trabalho do/a assistente social na política de saúde contemporaneamente. Concluindo-se com a necessidade do fortalecimento da educação popular no interior do Serviço Social brasileiro no antagonismo às perspectivas neoconservadoras em disputa na profissão.
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