Serviço social, educação popular e saúde

elementos de debate sobre o caráter educativo do trabalho profissional

Autores

  • Laila Talita da Conceição Costa Universidade Federal de Pernambuco
  • José Whellison Brito dos Santos Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2020-53271

Palavras-chave:

Serviço social, Trabalho profissional, Saúde, Educação Popular, Neoconservadorismo

Resumo

O presente artigo aborda as perspectivas e potencialidades da interlocução entre educação popular e o trabalho profissional dos/as assistentes sociais na política de saúde. Para empreender a análise, fundamentando-se no materialismo-histórico, realizou-se uma pesquisa de cunho bibliográfico, a qual também se intercruzou dados documentais a respeito do trabalho dos/as assistentes sociais no Sistema Único de Saúde (SUS). Apresenta-se, após um breve resgate histórico-analítico da interlocução entre o Serviço Social brasileiro, educação popular e saúde, desafios centrais no desenvolvimento do caráter educativo do trabalho do/a assistente social na política de saúde contemporaneamente. Concluindo-se com a necessidade do fortalecimento da educação popular no interior do Serviço Social brasileiro no antagonismo às perspectivas neoconservadoras em disputa na profissão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laila Talita da Conceição Costa, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Serviço Social na Universidade Federal de Pernambuco, Brasil; educadora popular.

José Whellison Brito dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Serviço Social na Universidade Federal de Pernambuco, Brasil; professor assistente A do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 154, de 24 de janeiro de 2008. Cria os Núcleos de Apoio à Saúde da Família – NASF. Brasília, DF, 2008. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2008/prt0154_24_01_2008.html. Acesso em: 15 mar. 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt2436_22_09_2017.html. Acesso em: 15 set. 2019

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 2.761, de 19 de novembro de 2013. Institui a Política Nacional de Educação Popular em Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (PNEPS-SUS). Brasília, DF, 2013. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt2761_19_11_2013.html. Acesso: 15 mar. 2020.

BRAVO, M. I. et al. As contrarreformas na política de saúde do governo Temer. In: Argumentum, Vitória, v. 10, n. 1, p. 9-23, jan./abr. 2018. Doi: 10.18315/argumentum.v10i1.19139.

BRAVO, M. I. S. Política de saúde no Brasil. In: BRAVO, M. I. S. et al. Serviço social e saúde: formação e trabalho profissional. São Paulo: Cortez, 2004.

BRAVO, M. I. S.; MATOS, M. C. Projeto ético-político do serviço social e sua relação com a reforma sanitária: elementos para o debate. In: BRAVO, M. I. S. et al. Serviço social e saúde: formação e trabalho profissional. São Paulo: Cortez, 2004.

CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL (CFESS). Parâmetros para atuação de assistentes sociais na política de saúde. Brasília: CFESS, 2010.

CORREIA, M. V. C. Entre a Reforma Sanitária e o SUS: os interesses do capital na

saúde. In: CORREIA, M. V. C.; SANTOS, V. M. dos. Reforma Sanitária e

Contrarreforma na saúde: interesses do capital em curso. São Paulo: Papel Social,

GONÇALVES, T. et al. Serviço social, dimensão ético-política e educação popular no Brasil. In: MEDEIROS et al. Formação social e serviço social: a realidade brasileira em debate. São Paulo: Outras Expressões, 2019.

GUERRA, Y. O conhecimento crítico na reconstrução das demandas profissionais contemporâneas. In: BAPTISTA, M. V; BATTINI, O. (org.). A prática profissional do assistente social: teoria, ação, construção do conhecimento. São Paulo: Veras, 2009.

IAMAMOTO, M. Os espaços sócio-ocupacionais do assistente social. In: CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL (CFESS). Serviço social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS, 2008.

IAMAMOTO, M. Projeto profissional, espaços ocupacionais e trabalho do(a) assistente social na atualidade. In: CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL (CFESS). Atribuições privativas do(a) assistente social em questão. Brasília: CFESS, 2012.

MACHADO, A. M. B. A relevância da educação popular para o serviço social. Educação Unisinos. São Leopoldo, v. 2, p. 123-136, maio-ago. 2013. Doi: 10.4013/edu.2013.172.05.

MACHADO, A. M. B. et al. Paulo Freire e a educação popular na história do serviço social brasileiro (1980-2010). In: Revista Serviço Social e Sociedade, São Paulo, n. 134, p. 70-87, jan-abr. 2019. Doi: 10.1590/0101-6628.166.

MEDEIROS, S. M. A. Direção das lutas dos trabalhadores: o caso da Reforma

Sanitária brasileira. Tese (Doutorado em Serviço Social) – Universidade Federal

de Pernambuco, Recife, 2008.

MOTA, A. E. F. S. Seguridade social brasileira: desenvolvimento histórico e tendências recentes. In: BRAVO, M. I. S. et al. Serviço social e saúde: formação e trabalho profissional. São Paulo: Cortez, 2004.

MOTA, A. E. F. S. Serviço Social e seguridade social: uma agenda recorrente e desafiante. Em Pauta, Rio de Janeiro, n. 20, p. 127-139, 2007.

NETTO, J. P. A construção do projeto ético-político do serviço social. In: BRAVO, M. I. S. et al. Serviço social e saúde: formação e trabalho profissional. São Paulo: Cortez, 2004.

NETTO, J. P. Ditadura e serviço social: uma análise do serviço social no Brasil pós-64. São Paulo: Cortez, 2009.

NETTO, J. P. O serviço social e a tradição marxista. In: Serviço Social e Sociedade, São Paulo, Ano X, abr. 1989.

NETTO, J. P. Para uma história nova do serviço social no Brasil. In: SILVA, M. L. O. (org.). Serviço social no Brasil: histórias de resistências e de ruptura com o conservadorismo. São Paulo: Cortez, 2016.

OLIVEIRA, L. C. de et al. Diálogos entre serviço social e educação popular: reflexão baseada em uma experiência científico-popular. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 114, p. 381-397, 2013. Doi: 10.1590/S0101-66282013000200010.

RAICHELIS, R. Democratizar a gestão das políticas sociais: um desafio a ser enfrentado pela sociedade civil. In: BRAVO, M. I. S. et al. Serviço social e saúde: formação e trabalho profissional. São Paulo: Cortez, 2004.

SANTOS, M. A.; SENNA, M de C. M. Educação em saúde e serviço social: instrumento político estratégico na prática profissional. Katálysis, Florianópolis, v. 20, n. 3, p. 439-447, 2017. Doi: 10.1590/1982-02592017v20n3p439.

SOARES, R. C. A contrarreforma na política de saúde e o SUS hoje: impactos e

demandas ao Serviço Social. 2010. Tese (Doutorado em Serviço Social) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.

SOUZA, J. M. A. de. O conservadorismo moderno: esboço para uma aproximação. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 122, p. 199-223, 2015. Doi: 10.1590/0101-6628.020.

VARGAS, T. M. D. Serviço Social e educação popular: caminhos que se cruzam na direção de processos emancipatórios. 2014. Tese (Doutorado em Serviço Social) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

Downloads

Publicado

13-07-2020

Como Citar

COSTA, L. T. da C. .; SANTOS, J. W. B. dos. Serviço social, educação popular e saúde: elementos de debate sobre o caráter educativo do trabalho profissional. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 67–82, 2020. DOI: 10.14393/REP-2020-53271. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/53271. Acesso em: 5 nov. 2024.