Serviço social, educação popular e saúde

elementos de debate sobre o caráter educativo do trabalho profissional

Autores/as

  • Laila Talita da Conceição Costa Universidade Federal de Pernambuco
  • José Whellison Brito dos Santos Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2020-53271

Palabras clave:

Serviço social, Trabalho profissional, Saúde, Educação Popular, Neoconservadorismo

Resumen

O presente artigo aborda as perspectivas e potencialidades da interlocução entre educação popular e o trabalho profissional dos/as assistentes sociais na política de saúde. Para empreender a análise, fundamentando-se no materialismo-histórico, realizou-se uma pesquisa de cunho bibliográfico, a qual também se intercruzou dados documentais a respeito do trabalho dos/as assistentes sociais no Sistema Único de Saúde (SUS). Apresenta-se, após um breve resgate histórico-analítico da interlocução entre o Serviço Social brasileiro, educação popular e saúde, desafios centrais no desenvolvimento do caráter educativo do trabalho do/a assistente social na política de saúde contemporaneamente. Concluindo-se com a necessidade do fortalecimento da educação popular no interior do Serviço Social brasileiro no antagonismo às perspectivas neoconservadoras em disputa na profissão.

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Biografía del autor/a

  • Laila Talita da Conceição Costa, Universidade Federal de Pernambuco

    Doutoranda em Serviço Social na Universidade Federal de Pernambuco, Brasil; educadora popular.

  • José Whellison Brito dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco
    Doutorando em Serviço Social na Universidade Federal de Pernambuco, Brasil; professor assistente A do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.

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Publicado

2020-07-13

Cómo citar

COSTA, Laila Talita da Conceição; SANTOS, José Whellison Brito dos. Serviço social, educação popular e saúde: elementos de debate sobre o caráter educativo do trabalho profissional. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 67–82, 2020. DOI: 10.14393/REP-2020-53271. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/53271. Acesso em: 1 apr. 2025.