Educação de Jovens e Adultos sob a perspectiva da Pedagogia Social

Autores

  • Antonio Paulo Guillen Hurtado Faculdade Dom Bosco https://orcid.org/0000-0002-4908-7704
  • Carlos Cesar Garcia Freitas Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Karine de Paula Ramos Hurtado Rede Municipal de Educação de Cornélio Procópio

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v18n22019-47114

Palavras-chave:

EJA, Pedagogia Social, Educação

Resumo

O presente artigo analisou a relação entre os fenômenos Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Pedagogia Social (PS). A partir de suas trajetórias históricas, foram discutidas as contribuições de cada uma delas, evidenciando-se o potencial de um trabalho conjunto. Para tanto, foi utilizada uma metodologia que abrangeu uma pesquisa descritiva, qualitativa e bibliográfica, buscando apresentar de forma teórico-empírica, como a PS pode colaborar com a EJA. O estudo de metodologias e práticas pedagógicas pela Pedagogia Social contribui no sentido de oferecer um instrumental para a Educação de Jovens e Adultos que permite maior eficiência no aprendizado. Os resultados evidenciados no referencial teórico e no caso analisado levam a considerar que a EJA é uma educação diferenciada, com características próprias e diversificada, e a PS, por sua vez, atua como articuladora da prática com as teorias da ciência da educação, que possibilitam ao indivíduo uma formação integral, capaz de promover a dignidade da pessoa humana

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Biografia do Autor

Antonio Paulo Guillen Hurtado, Faculdade Dom Bosco

Mestrando em Ensino na Universidade Estadual do Norte do Paraná, Brasil; professor da Faculdade Dom Bosco e da Rede Estadual de Educação do Paraná, Brasil.

Carlos Cesar Garcia Freitas, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Paraná, Brasil; professor adjunto da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus Cornélio Procópio, Brasil.

Karine de Paula Ramos Hurtado, Rede Municipal de Educação de Cornélio Procópio

Especialista em Gestão Educacional pelo Centro Universitário de Maringá, Paraná, Brasil e em Educação Especial pelo Centro Universitário Ingá, Paraná, Brasil; professora da Rede Municipal de Educação de Cornélio Procópio, Paraná, Brasil. 

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Publicado

15-10-2019

Como Citar

GUILLEN HURTADO, A. P.; FREITAS, C. C. G.; HURTADO, K. de P. R. Educação de Jovens e Adultos sob a perspectiva da Pedagogia Social. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 18, n. 2, p. 146–167, 2019. DOI: 10.14393/rep-v18n22019-47114. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/47114. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais