Educação de Jovens e Adultos sob a perspectiva da Pedagogia Social

Autores

  • Antonio Paulo Guillen Hurtado Faculdade Dom Bosco https://orcid.org/0000-0002-4908-7704
  • Carlos Cesar Garcia Freitas Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Karine de Paula Ramos Hurtado Rede Municipal de Educação de Cornélio Procópio

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v18n22019-47114

Palavras-chave:

EJA, Pedagogia Social, Educação

Resumo

O presente artigo analisou a relação entre os fenômenos Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Pedagogia Social (PS). A partir de suas trajetórias históricas, foram discutidas as contribuições de cada uma delas, evidenciando-se o potencial de um trabalho conjunto. Para tanto, foi utilizada uma metodologia que abrangeu uma pesquisa descritiva, qualitativa e bibliográfica, buscando apresentar de forma teórico-empírica, como a PS pode colaborar com a EJA. O estudo de metodologias e práticas pedagógicas pela Pedagogia Social contribui no sentido de oferecer um instrumental para a Educação de Jovens e Adultos que permite maior eficiência no aprendizado. Os resultados evidenciados no referencial teórico e no caso analisado levam a considerar que a EJA é uma educação diferenciada, com características próprias e diversificada, e a PS, por sua vez, atua como articuladora da prática com as teorias da ciência da educação, que possibilitam ao indivíduo uma formação integral, capaz de promover a dignidade da pessoa humana

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Biografia do Autor

  • Antonio Paulo Guillen Hurtado, Faculdade Dom Bosco

    Mestrando em Ensino na Universidade Estadual do Norte do Paraná, Brasil; professor da Faculdade Dom Bosco e da Rede Estadual de Educação do Paraná, Brasil.

  • Carlos Cesar Garcia Freitas, Universidade Estadual do Norte do Paraná

    Doutor em Administração pela Universidade Federal do Paraná, Brasil; professor adjunto da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus Cornélio Procópio, Brasil.

  • Karine de Paula Ramos Hurtado, Rede Municipal de Educação de Cornélio Procópio

    Especialista em Gestão Educacional pelo Centro Universitário de Maringá, Paraná, Brasil e em Educação Especial pelo Centro Universitário Ingá, Paraná, Brasil; professora da Rede Municipal de Educação de Cornélio Procópio, Paraná, Brasil. 

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Publicado

15-10-2019

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

GUILLEN HURTADO, Antonio Paulo; FREITAS, Carlos Cesar Garcia; HURTADO, Karine de Paula Ramos. Educação de Jovens e Adultos sob a perspectiva da Pedagogia Social. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 18, n. 2, p. 146–167, 2019. DOI: 10.14393/rep-v18n22019-47114. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/47114. Acesso em: 7 abr. 2025.