Legado de Celso de Rui Beisiegel

um dos pioneiros da educação popular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v18n12019-45718

Palavras-chave:

Educação Popular, Universidade, Celso de Rui Beisiegel, Engajamento

Resumo

A trajetória teórico-prática de Beisiegel revela a educação popular presente na Universidade, simbolizando um pensamento político-pedagógico engajado. Assim como Paulo Freire, seu contemporâneo no campo da educação, Beisiegel é considerado um representante da educação popular no Brasil. Seus estudos e pesquisas descortinam a dicotomia entre Universidade e educação popular, principalmente a partir da sua experiência de docente-pesquisador. Isso pode ser percebido na entrevista realizada pela autora, no ano de 2016, com Beisiegel e nos seus livros e artigos. Além desses materiais, utilizamos o Currículo Lattes como fonte de pesquisa. Para este trabalho, tomamos como fio condutor as relações entre educação popular e Universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda dos Santos Paulo, Instituto de Desenvolvimento Social Brava Gente

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul, Brasil; educadora popular; professora do Instituto de Desenvolvimento Social Brava Gente, Rio Grande do Sul, Brasil.

Referências

BEISIEGEL, C. R. Estado e educação popular: um estudo sobre a educação de adultos. São Paulo, Pioneira, 1974. 189 p.

BEISIEGEL, C. R. Política e educação popular: a teoria e a prática de Paulo Freire no Brasil. São Paulo: Ática, 1989. 304 p.

BEISIEGEL, C. R. Considerações sobre a política da União para a educação de jovens e adultos analfabetos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 4, p. 27-34, jan.-abr. 1997.

BEISIEGEL, C. R. Entrevista. Fernanda Santos Paulo. São Paulo: Pesquisa de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos, Áudio e vídeo. Entrevista concedida em 14 de julho de 2016.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Paz e Terra. Rio de janeiro, 1967. 192 p.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. 245 p.

FREIRE, P. Educação e mudança. Paz e Terra. Rio de janeiro, 1976. 112 p.

FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. Tradução de Kátia de Mello Silva. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.

FREIRE, P.; NOGUEIRA, A. Que fazer: teoria e pratica em educação popular. Petrópolis: Vozes, 1989. 96 p.

PAULO, F. S. Pioneiros e pioneiras da educação popular freiriana e a universidade. 2018. 269 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2018.

Downloads

Publicado

13-06-2019

Como Citar

PAULO, F. dos S. Legado de Celso de Rui Beisiegel: um dos pioneiros da educação popular. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 18, n. 1, p. 233–244, 2019. DOI: 10.14393/rep-v18n12019-45718. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/45718. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais