As mulheres na e da Educação Popular no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2025-74056

Palavras-chave:

História da Educação Popular, Mulheres e Educação Popular, Teoria e prática da Educação Popular

Resumo

Este estudo investiga as contribuições das mulheres na Educação Popular, destacando suas práticas e teorias em contextos brasileiros. Objetiva-se reconhecer e valorizar o papel das mulheres, muitas vezes invisibilizado em pesquisas e publicações relacionadas à Educação Popular. A metodologia inclui uma revisão sistemática da literatura, análise qualitativa de conteúdo e mapeamento de pesquisadoras e militantes. Os resultados mostram que as mulheres introduzem novas epistemologias feministas, promovem a conscientização de direitos e fortalecem redes de apoio, enfrentando a invisibilidade e o patriarcado nas práticas educativas. Conclui-se que suas ações são fundamentais para uma Educação Popular emancipatória e a construção de pedagogias críticas, almejando uma sociedade livre de opressões.

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Biografia do Autor

  • Fernanda dos Santos Paulo, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

    Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul, Brasil; estágio pós-doutoral pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul, Brasil; professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil; educadora popular.

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Publicado

01-04-2025

Como Citar

PAULO, Fernanda dos Santos. As mulheres na e da Educação Popular no Brasil. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 24, n. 1, p. 93–113, 2025. DOI: 10.14393/REP-2025-74056. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/74056. Acesso em: 18 abr. 2025.