As estratégias da educação popular presentes na ITCP-USP

a atuação em uma cooperativa de catadoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v17n22018-art08

Palavras-chave:

Educação Popular, Psicologia Política, Economia Solidária, Cooperativismo social, Catador de Materiais Recicláveis

Resumo

Desde sua criação, a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade de São Paulo (ITCP-USP) tem na educação popular um dos referenciais metodológicos de suas práticas. Por isso, o objetivo deste trabalho é apresentar as estratégias da educação popular presentes na atuação da Incubadora. Para isso, será utilizada a metodologia de sistematização em educação popular, para a qual uma teoria deve servir para organizar e sistematizar as experiências de intervenção em um campo. Foram escolhidas três estratégias da educação popular: o fortalecimento da organização coletiva dos trabalhadores; o reconhecimento dos saberes oriundos da experiência de trabalho; e a compreensão das necessidades dos trabalhadores. A partir de sua contextualização histórica elas servirão para a reflexão sobre cenas da atuação da ITCP-USP em uma Cooperativa de Reciclagem. Quando se compreende que o empreendimento econômico solidário deve considerar aspectos para além dos econômicos, as estratégias da educação popular proporcionam leituras e práticas que favorecem a união entre os trabalhadores.

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Biografia do Autor

Danilo de Carvalho Silva, Universidade de São Paulo

Mestre em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade de São Paulo, Brasil; professor na Universidade Santo Amaro, São Paulo, Brasil.

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Publicado

03-10-2018

Como Citar

SILVA, D. de C. As estratégias da educação popular presentes na ITCP-USP : a atuação em uma cooperativa de catadoras. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 17, n. 2, p. 100–112, 2018. DOI: 10.14393/rep-v17n22018-art08. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/42103. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais