Artista Plástico Macuxi e Atendimento Educacional Especializado promovem inclusão de alunos com e sem necessidades educacionais especiais

Autores

  • Selma Maria Cunha Portela Universidade Estadual de Roraima
  • Roseli Bernardo dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v17n22018-art07

Palavras-chave:

Arte Regional, Interculturalidade, Habilidades, Inclusão

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever e analisar o modo como foi desenvolvido o projeto intitulado "Meninos pintando arte: referência ao artista macuxi Jaider Esbell", em uma escola municipal da cidade de Boa Vista, Roraima. Tal descrição foi norteada pelas etapas da abordagem colaborativa consideradas no projeto pedagógico, desenvolvido como etapa do projeto maior denominado "INCLUIR", sob a responsabilidade da Coordenação de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Deu-se ênfase especificamente à valorização da cultura regional como meio de interação intercultural entre alunos com necessidades especiais e seus colegas participantes no processo inovador de aprender. Nesse percurso, observou-se o sentido da interação intercultural na escola, o envolvimento dos alunos com o artista e sua arte, a curiosidade sobre sua cultura e atitude como artista. Ao final do projeto, constatou-se a motivação, as habilidades desenvolvidas, a autonomia e aprendizagem dos estudantes ao contemplarem suas telas, a arte na forma de releitura e de sua própria criação com base nos traçados da arte contemporânea do artista parceiro nesta ação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Selma Maria Cunha Portela, Universidade Estadual de Roraima

Mestranda em Educação na Universidade Estadual de Roraima, Brasil; professora das redes estadual e municipal de Boa Vista, Roraima.

Roseli Bernardo dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Roraima

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade do Rio do Vale dos Sinos, Rio Grande do Sul, Brasil; professora do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Roraima, Brasil.

Referências

APPLE, M. W. Class and teaching. In: WALKER, S. Y; BARTON, L. Gender, class & education. London: The Falmer Press, 1993.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

______. Ministério da Educação. Marco Político-legal da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: SEE, 2010.

CARVALHO, R. E. Educação inclusiva: com os pingos nos “is”. 11. ed. Porto Alegre: Mediação, 2016. 176 p.

CAMPOS, C. (Org.). Diversidade socioambiental de Roraima: subsídios para debater o futuro sustentável da região. São Paulo: Instituto Socioambiental, 2011. 35 p.

CIDR. Índios de Roraima: Macuxi, Taurepang, Ingarikó, Wapixana. Boa Vista: Editora Gráfica Coronário, 1987. (Coleção Histórico-Antropológica).

FLEURI, R. M. (Org.). Educação intercultural: mediações necessárias. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008. 323 p.

HALL, S. Race, culture, and communications: looking backward and forward at culture studies. Rethinking Marxism, Kalamazoo, v. 5, n. 1, p. 10-18, 1992. Doi: http://dx.doi.org/10.1080/08935699208657998.

HOLANDA, A. B. Dicionário Aurélio de língua portuguesa. São Paulo: Positivo, 2010. 2.272 p.

LURIA, A. R. Vigotskii. In: VYGOTSKY, L. S. et al. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Scipione, 1993.

MARTINS, M. L.; ABRANTES, A. A., FACCI, M. G. D. Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. In: BARROCO, S. M. S.; LEONARDO, N. S. T. (Org.). A periodização histórico-cultural do desenvolvimento da educação especial: o problema da idade. Campinas, SP: Autores Associados, 2016. p. 324-327.

MOLON, S. I. Subjetividade e constituição do sujeito em Vygotsky. Petrópolis: Vozes, 2003. 143 p.

SANTILLI, P. Pemongon Patá: território Macuxi, rotas de conflito. São Paulo: UNESP, 2001. 225 p.

UNESCO. Em busca da equidade: elaboração de planos nacionais de educação para todos na América Latina. Informe final. Santiago, 2002.

VIGOTSKY, L. S. Teoria e método em psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 2004. 524 p.

Downloads

Publicado

03-10-2018

Como Citar

PORTELA, S. M. C.; SANTOS, R. B. dos . Artista Plástico Macuxi e Atendimento Educacional Especializado promovem inclusão de alunos com e sem necessidades educacionais especiais. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 17, n. 2, p. 89–99, 2018. DOI: 10.14393/rep-v17n22018-art07. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/41454. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais