Artista Plástico Macuxi e Atendimento Educacional Especializado promovem inclusão de alunos com e sem necessidades educacionais especiais
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v17n22018-art07Palavras-chave:
Arte Regional, Interculturalidade, Habilidades, InclusãoResumo
Este artigo tem como objetivo descrever e analisar o modo como foi desenvolvido o projeto intitulado "Meninos pintando arte: referência ao artista macuxi Jaider Esbell", em uma escola municipal da cidade de Boa Vista, Roraima. Tal descrição foi norteada pelas etapas da abordagem colaborativa consideradas no projeto pedagógico, desenvolvido como etapa do projeto maior denominado "INCLUIR", sob a responsabilidade da Coordenação de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Deu-se ênfase especificamente à valorização da cultura regional como meio de interação intercultural entre alunos com necessidades especiais e seus colegas participantes no processo inovador de aprender. Nesse percurso, observou-se o sentido da interação intercultural na escola, o envolvimento dos alunos com o artista e sua arte, a curiosidade sobre sua cultura e atitude como artista. Ao final do projeto, constatou-se a motivação, as habilidades desenvolvidas, a autonomia e aprendizagem dos estudantes ao contemplarem suas telas, a arte na forma de releitura e de sua própria criação com base nos traçados da arte contemporânea do artista parceiro nesta ação.
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