Artista Plástico Macuxi e Atendimento Educacional Especializado promovem inclusão de alunos com e sem necessidades educacionais especiais

Autores

  • Selma Maria Cunha Portela Universidade Estadual de Roraima
  • Roseli Bernardo dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v17n22018-art07

Palavras-chave:

Arte Regional, Interculturalidade, Habilidades, Inclusão

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever e analisar o modo como foi desenvolvido o projeto intitulado "Meninos pintando arte: referência ao artista macuxi Jaider Esbell", em uma escola municipal da cidade de Boa Vista, Roraima. Tal descrição foi norteada pelas etapas da abordagem colaborativa consideradas no projeto pedagógico, desenvolvido como etapa do projeto maior denominado "INCLUIR", sob a responsabilidade da Coordenação de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Deu-se ênfase especificamente à valorização da cultura regional como meio de interação intercultural entre alunos com necessidades especiais e seus colegas participantes no processo inovador de aprender. Nesse percurso, observou-se o sentido da interação intercultural na escola, o envolvimento dos alunos com o artista e sua arte, a curiosidade sobre sua cultura e atitude como artista. Ao final do projeto, constatou-se a motivação, as habilidades desenvolvidas, a autonomia e aprendizagem dos estudantes ao contemplarem suas telas, a arte na forma de releitura e de sua própria criação com base nos traçados da arte contemporânea do artista parceiro nesta ação.

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Biografia do Autor

Selma Maria Cunha Portela, Universidade Estadual de Roraima

Mestranda em Educação na Universidade Estadual de Roraima, Brasil; professora das redes estadual e municipal de Boa Vista, Roraima.

Roseli Bernardo dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Roraima

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade do Rio do Vale dos Sinos, Rio Grande do Sul, Brasil; professora do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Roraima, Brasil.

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Publicado

03-10-2018

Como Citar

PORTELA, S. M. C.; SANTOS, R. B. dos . Artista Plástico Macuxi e Atendimento Educacional Especializado promovem inclusão de alunos com e sem necessidades educacionais especiais. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 17, n. 2, p. 89–99, 2018. DOI: 10.14393/rep-v17n22018-art07. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/41454. Acesso em: 10 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais