Educação popular na contemporaneidade: outras possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v14n22015-art01Palavras-chave:
Educação popular, Contemporaneidade, Episteme do popularResumo
Neste estudo, parte-se de reflexões que apontam para a vigência da educação popular na contemporaneidade. Ao visar uma discussão sobre a educação popular neste contexto, desenvolvem-se análises das possibilidades que se apresentam frente aos desafios na sociedade contemporânea. Utiliza-se como estratégia metodológica um estudo teórico que permite colocar em diálogo diferentes referenciais, nos quais Paulo Freire se destaca como interlocutor principal. Pode-se evidenciar que a educação popular possui um papel importante para se reposicionar no atual contexto social e se constituir como projeto alternativo. No entanto, é necessário rever seus princípios histórico-antropológico, sócio-filosófico e pedagógico, a partir de práticas educativas populares concretas que possibilitem avaliar criticamente as correntes ideológicas impostas ao longo desse processo histórico. Como síntese propositiva para os caminhos que justificam a vigência da educação popular, relacionam-se três pontos cruciais: a reinvenção da utopia e da esperança, a possibilidade de uma episteme do popular e a reordenação de outros mundos de trabalho.
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