Educação popular na contemporaneidade: outras possibilidades

Autores

  • Ana Lucia Nunes Pereira Universidade do Estado da Bahia
  • Marina Graziela Feldmann Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v14n22015-art01

Palavras-chave:

Educação popular, Contemporaneidade, Episteme do popular

Resumo

Neste estudo, parte-se de reflexões que apontam para a vigência da educação popular na contemporaneidade. Ao visar uma discussão sobre a educação popular neste contexto, desenvolvem-se análises das possibilidades que se apresentam frente aos desafios na sociedade contemporânea. Utiliza-se como estratégia metodológica um estudo teórico que permite colocar em diálogo diferentes referenciais, nos quais Paulo Freire se destaca como interlocutor principal. Pode-se evidenciar que a educação popular possui um papel importante para se reposicionar no atual contexto social e se constituir como projeto alternativo. No entanto, é necessário rever seus princípios histórico-antropológico, sócio-filosófico e pedagógico, a partir de práticas educativas populares concretas que possibilitem avaliar criticamente as correntes ideológicas impostas ao longo desse processo histórico. Como síntese propositiva para os caminhos que justificam a vigência da educação popular, relacionam-se três pontos cruciais: a reinvenção da utopia e da esperança, a possibilidade de uma episteme do popular e a reordenação de outros mundos de trabalho. 

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Biografia do Autor

Ana Lucia Nunes Pereira, Universidade do Estado da Bahia

Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Departamento de Educação - DEDC XV - Valença/BA.

Marina Graziela Feldmann, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São PauloProfessora Titular do Departamento de Fundamentos da Educação da Pontíficia Universidade Católica de São Paulo. Docente e Pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Currículo da Pucsp. Líder do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Cotidiano Escolar (CNpq).

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Publicado

07-03-2016

Como Citar

NUNES PEREIRA, A. L.; FELDMANN, M. G. Educação popular na contemporaneidade: outras possibilidades. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 14, n. 2, p. 10–20, 2016. DOI: 10.14393/rep-v14n22015-art01. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/30820. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais