O estágio curricular supervisionado em espaços não escolares

contribuições para a formação inicial de pedagogos

Autores

  • Ana Lúcia Nunes Pereira Universidade do Estado da Bahia
  • Marina Graziela Feldmann Pontifícia Universidade Cat´ólica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v19n12020-49970

Palavras-chave:

Estágio Curricular Supervisionado, Educação não escolar, Formação docente, Pedagogia

Resumo

O estudo analisa o estágio curricular supervisionado em espaços não escolares e suas contribuições para formação inicial de pedagogos. Partimos da seguinte questão: qual a contribuição formativa que o estágio curricular supervisionado em espaços não escolares possibilita aos estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia? Apresentamos como objetivos de investigação: identificar a articulação entre o currículo, a cultura e a formação no estágio nesses espaços; analisar se o estágio em espaços não escolares tem contribuído com a formação dos acadêmicos. A investigação se inscreve dentro dos princípios da pesquisa qualitativa, desenvolvida em duas fases interdependentes. A primeira composta por uma pesquisa bibliográfica e análise de documentos sobre o referido campo de estudo; a segunda se constituiu numa investigação do fenômeno, na qual se busca resgatar a visão dos sujeitos envolvidos no processo de formação. Os sujeitos desse trabalho foram 30 estudantes de pedagogia e cinco docentes coordenadores do estágio curricular. No olhar dos sujeitos pesquisados o estágio em espaços não escolares mostrou-se como importante campo para ampliação e atuação do profissional pedagogo; espaço de construção da formação e humanização; também explicitou o distanciamento entre a teoria e a prática no desenvolvimento de suas ações.

 

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Biografia do Autor

Ana Lúcia Nunes Pereira, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil; professora assistente da Universidade do Estado da Bahia, Brasil.

Marina Graziela Feldmann, Pontifícia Universidade Cat´ólica de São Paulo

Doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil; professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; líder do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Cotidiano Escolar.

 

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Publicado

13-03-2020

Como Citar

PEREIRA, A. L. N.; FELDMANN, M. G. O estágio curricular supervisionado em espaços não escolares: contribuições para a formação inicial de pedagogos. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 19, n. 1, p. 102–125, 2020. DOI: 10.14393/rep-v19n12020-49970. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/49970. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais