Haicai: uma experiência pedagógica com turmas de EJA

Autores

  • Ires Figueiredo Souza Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v13n22014-rel03

Palavras-chave:

Haicai, Jovens e Adultos, Escrita.

Resumo

O presente trabalho apresenta os resultados de uma prática docente sobre o gênero literário haicai em duas turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de um projeto de extensão da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos - 2° Segmento (Proef 2). O objetivo foi incentivar a escrita criativa dos alunos, instigar a leitura de poesias e, também, inserir os alunos no mundo da literatura. As produções apresentaram conteúdos políticos, sociais, pessoais e artísticos. Ao final, os alunos mostraram-se motivados a continuar lendo e escrevendo haicais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ires Figueiredo Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduanda em Letras, Licenciatura em Português, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atuou como bolsista no Programa Conexões de Saberes na UFMG, programa de extensão universitária no campo de estudos sobre relações raciais, democratização da universidade e juventude. Foi bolsista do Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos - 2 segmento - da UFMG (PROEF 2). Atualmente é bolsista voluntária na pesquisa Língua e Literatura: relações raciais, diversidade sociocultural e interculturalidade em países de Língua Portuguesa, pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Ações Afirmativas (NERA) da Faculdade de Educação (FAE-UFMG). Teve a formação complementada por intercâmbio internacional em 2014 na Universidade do Minho - Braga (Portugal), na área de Educação, via programa de graduação - Minas Mundi.

Downloads

Publicado

30-12-2014

Como Citar

FIGUEIREDO SOUZA, I. Haicai: uma experiência pedagógica com turmas de EJA. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 13, n. 2, p. 212–219, 2014. DOI: 10.14393/rep-v13n22014-rel03. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/26134. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência