Hábitos e atitudes na educação em saúde: o potencial metodológico da avaliação diagnóstica escolar

Autores

  • Lourdes Maria Campos Corrêa
  • Henrique Tomaz Gonzaga
  • Priscila Silva Franco
  • Débora Cristina de Oliveira Nunes
  • Renato Pereira Silva
  • Nora Ney Santos Barcelos

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2010-20149

Palavras-chave:

Educação em saúde, Avaliação diagnóstica, Parasitoses intestinais.

Resumo

Neste trabalho, investigou-se a avaliação diagnóstica como instrumento de pesquisa-ação para planejar intervenções no âmbito escolar. Foram amostrados 60 alunos de 3º e 4º séries de uma Escola Estadual de Uberlândia - MG. A pesquisa foi dividida em três etapas: avaliação diagnóstico inicial - entrevistas semi-estruturadas, produção de material pelos alunos e questionário; intervenção - duas oficinas e o "Vigilante-mirim"; avaliação final - feira de ciências. Evidências mostraram que a avaliação diagnóstica foi positiva para o planejamento. Assim, a educação em saúde pressupõe explorar, simultaneamente, conceitos científicos aos valores, crenças e inter-relações sociais para a aproximação entre conteúdo curricular e cotidiano do aluno, levando ao aprendizado significativo.

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Publicado

03-12-2010

Como Citar

CAMPOS CORRÊA, L. M.; GONZAGA, H. T.; FRANCO, P. S.; DE OLIVEIRA NUNES, D. C.; SILVA, R. P.; SANTOS BARCELOS, N. N. Hábitos e atitudes na educação em saúde: o potencial metodológico da avaliação diagnóstica escolar. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 9, n. 1, 2010. DOI: 10.14393/REP-2010-20149. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20149. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência