Hábitos e atitudes na educação em saúde: o potencial metodológico da avaliação diagnóstica escolar
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2010-20149Palavras-chave:
Educação em saúde, Avaliação diagnóstica, Parasitoses intestinais.Resumo
Neste trabalho, investigou-se a avaliação diagnóstica como instrumento de pesquisa-ação para planejar intervenções no âmbito escolar. Foram amostrados 60 alunos de 3º e 4º séries de uma Escola Estadual de Uberlândia - MG. A pesquisa foi dividida em três etapas: avaliação diagnóstico inicial - entrevistas semi-estruturadas, produção de material pelos alunos e questionário; intervenção - duas oficinas e o "Vigilante-mirim"; avaliação final - feira de ciências. Evidências mostraram que a avaliação diagnóstica foi positiva para o planejamento. Assim, a educação em saúde pressupõe explorar, simultaneamente, conceitos científicos aos valores, crenças e inter-relações sociais para a aproximação entre conteúdo curricular e cotidiano do aluno, levando ao aprendizado significativo.Downloads
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Copyright (c) 2010 Lourdes Maria Campos Corrêa, Henrique Tomaz Gonzaga, Priscila Silva Franco, Débora Cristina de Oliveira Nunes, Renato Pereira Silva, Nora Ney Santos Barcelos
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