Hábitos e atitudes na educação em saúde: o potencial metodológico da avaliação diagnóstica escolar
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2010-20149Palabras clave:
Educação em saúde, Avaliação diagnóstica, Parasitoses intestinais.Resumen
Neste trabalho, investigou-se a avaliação diagnóstica como instrumento de pesquisa-ação para planejar intervenções no âmbito escolar. Foram amostrados 60 alunos de 3º e 4º séries de uma Escola Estadual de Uberlândia - MG. A pesquisa foi dividida em três etapas: avaliação diagnóstico inicial - entrevistas semi-estruturadas, produção de material pelos alunos e questionário; intervenção - duas oficinas e o "Vigilante-mirim"; avaliação final - feira de ciências. Evidências mostraram que a avaliação diagnóstica foi positiva para o planejamento. Assim, a educação em saúde pressupõe explorar, simultaneamente, conceitos científicos aos valores, crenças e inter-relações sociais para a aproximação entre conteúdo curricular e cotidiano do aluno, levando ao aprendizado significativo.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2010 Lourdes Maria Campos Corrêa, Henrique Tomaz Gonzaga, Priscila Silva Franco, Débora Cristina de Oliveira Nunes, Renato Pereira Silva, Nora Ney Santos Barcelos

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta revista acuerdan mantener los derechos de autor y conceder a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional.