Educação escolar quilombola nas lembranças das brincadeiras de amarelinha

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-75813

Palabras clave:

Educação no quilombo, Memórias, Educação para as relações étnico-raciais, Saber/fazer, Aprendizagem

Resumen

O presente trabalho tem como finalidade estabelecer relações entre a brincadeira da amarelinha e o processo de construção da tese de doutorado da primeira autora. O artigo apresenta o cenário do jogo da amarelinha imbricado com a pesquisa da tese. As lembranças da pesquisadora teceram o presente trabalho com vieses étnico-raciais da educação. Apresentamos a metodologia com base nas memórias e nas lembranças.

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Biografía del autor/a

Olindina Nascimento Serafim, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil.

Maria Cecilia de Castello Branco Fantinato, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, Brasil; com período sanduíche em The State University of New Jersey - New Brunswick, Estados Unidos; estágio pós-doutoral pela Universidade de Lisboa, Portugal; professora na Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil; coordenadora do Grupo de Etnomatemática da Universidade Federal Fluminense (GETUFF).

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Publicado

2024-11-01

Cómo citar

SERAFIM, O. N.; FANTINATO, M. C. de C. B. Educação escolar quilombola nas lembranças das brincadeiras de amarelinha. Revista de Educação Popular, Uberlândia, n. Edição Especial, p. 556–565, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-75813. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/75813. Acesso em: 22 dic. 2024.