Educação escolar quilombola nas lembranças das brincadeiras de amarelinha

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-75813

Palabras clave:

Educação no quilombo, Memórias, Educação para as relações étnico-raciais, Saber/fazer, Aprendizagem

Resumen

O presente trabalho tem como finalidade estabelecer relações entre a brincadeira da amarelinha e o processo de construção da tese de doutorado da primeira autora. O artigo apresenta o cenário do jogo da amarelinha imbricado com a pesquisa da tese. As lembranças da pesquisadora teceram o presente trabalho com vieses étnico-raciais da educação. Apresentamos a metodologia com base nas memórias e nas lembranças.

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Biografía del autor/a

  • Olindina Nascimento Serafim, Universidade Federal Fluminense

    Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil.

  • Maria Cecilia de Castello Branco Fantinato, Universidade Federal Fluminense

    Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, Brasil; com período sanduíche em The State University of New Jersey - New Brunswick, Estados Unidos; estágio pós-doutoral pela Universidade de Lisboa, Portugal; professora na Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil; coordenadora do Grupo de Etnomatemática da Universidade Federal Fluminense (GETUFF).

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Publicado

2024-11-01

Cómo citar

SERAFIM, Olindina Nascimento; FANTINATO, Maria Cecilia de Castello Branco. Educação escolar quilombola nas lembranças das brincadeiras de amarelinha. Revista de Educação Popular, Uberlândia, n. Edição Especial, p. 556–565, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-75813. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/75813. Acesso em: 3 jun. 2025.