A arte nas/das aprendizagens do contexto da Residência Multiprofissional em Infectologia
narrativa das fronteiras da humanização, integralidade e da democratização do saber em saúde
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2024-72812Palabras clave:
Educação Permanente, Residência Multiprofissional, Infectologia, Pessoas vivendo com HIV, Metodologia do Ensino da ArteResumen
Considerando a educação emancipatória, com qualificação do perfil ético e técnico, a necessidade da inovação na produção das aprendizagens e o fato da saúde envolver conhecimento científico, saberes formais e artísticos, incluindo a criação em ato, pode-se inferir que o contato com as metodologias de ensino das artes, durante as aprendizagens dos profissionais residentes em saúde, favorece a criação e a inovação das práticas com foco nos pressupostos da humanização e da integralidade do cuidado, assim como na democratização do saber em saúde. Este estudo trata de uma narrativa da experiência vivenciada pela turma nove (T9) da residência multiprofissional de infectologia e da criação do projeto cênico Fronteira, que atua no combate ao estigma, à discriminação e ao preconceito enfrentados por pessoas vivendo com HIV. Nesse sentido, percebe-se a importância das atividades extramuros ao hospital, problematizando o conceito de corpo-território; com a participação do usuário como orientador do trabalho em equipe. Faz-se necessária a inclusão do profissional arte-educador no processo formativo dos profissionais residentes em saúde para combater a abordagem mecanicista e tecnicista no cuidado em saúde.
Descargas
Citas
ABREU, M.; SOARES, F. D. S.; CARVALHO, D. P. S. R. P. Contribuições de Paulo Freire para o ensino em saúde: uma revisão integrativa. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v. 3, n. 32, p. 141-156, 2021. DOI 10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n3.59991. Disponível em: https://www.periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/59991. Acesso em: 24 jun. 2024.
BERTHERAT, T. O corpo tem suas razões. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
BOAL, A. A árvore do teatro do oprimido: teatro do oprimido e outras poéticas políticas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.
CAMARGO JUNIOR, K. R. Um ensaio sobre a (in)definição de integralidade. In: PINHEIRO, R.; MATTOS, R. A. (org.). Construção da integralidade: cotidiano, saberes e práticas em saúde. 4. ed. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2007. p. 37-46. Disponível em: https://lappis.org.br/site/wp-content/uploads/2017/12/Constru%C3%A7%C3%A3o-da-Integralidade-cotidiano-saberes-e-pr%C3%A1tica-em-sa%C3%BAde.pdf. Acesso em: 4 abr. 2023.
DUARTE JÚNIO, J. F. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. 2000. 234 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/197855. Acesso em: 20 jun. 2024.
FERLA, A. A. et al. Residências e a educação e o ensino da saúde: tecnologias formativas e o desenvolvimento do trabalho. Porto Alegre: Rede UNIDA, 2017. Disponível em: http://historico.redeunida.org.br/editora/biblioteca-digital/serie-vivencias-em-educacao-na-saude/residencias-e-a-educacao-e-ensino-da-saude-pdf. Acesso em: 28 fev. 2024.
HISSA, C. E. V.; NOGUEIRA, M. L. M. Cidade-corpo. Revista UFMG, Belo Horizonte, v. 20, n. 1, p. 54-77, 2013. DOI 10.35699/2316-770X.2013.2674. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistadaufmg/article/view/2674. Acesso em: 18 abr. 2023.
HOLLIDAY, O. J. Para sistematizar experiências. Tradução de Maria Viviana Resende. 2. ed. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2006. Disponível em: http://www.edpopsus.epsjv.fiocruz.br/sites/default/files/oscar-jara-para-sistematizar-experic3aancias1.pdf. Acesso em: 6 jan. 2023.
JOCA, E. C. Boal. In: CECCIM, R. B. et al. EnSiQlopédia das residências em saúde: série vivências em educação na saúde. Porto Alegre: Rede Unida, 2018. p. 366. Disponível em: http://historico.redeunida.org.br/editora/biblioteca-digital/serie-vivencias-em-educacao-na-saude/ensiqlopedia-das-residencias-em-saude-pdf. Acesso em: 16 ago. 2023.
MENDES, J. T; OKOCHI, R. C. N. Arte-educação e saúde mental: a inserção do arte-educador. Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais, Luziânia, v. 1, n. 2, p. 29- 38, 2020. DOI 10.4322/2675-4177.2020.017. Disponível em: http://www.dialogosplurais.periodikos.com.br/article/10.4322/2675-4177.2020.017/pdf/dialogosplurais-1-2-29.pdf. Acesso em: 20 abr. 2023.
OLIVEIRA M. T. Pesquisas sobre a educação dos sentidos e das sensibilidades na história da educação: algumas indicações teórico-metodológicas. História da Educação, Porto Alegre, v. 24, p. 1-32, 2020. DOI 10.1590/2236-3459/97469. Disponível em: https://www.scielo.br/j/heduc/a/JpLcKw854SsdNVLXtrfX8zr/#. Acesso em: 20 abr. 2023.
PULGA, V. L. et al. (org.). Residência multiprofissional em saúde: costurando redes de cuidado e formação no Norte Gaúcho. Porto Alegre: Redeunida, 2022. Disponível em: https://editora.redeunida.org.br/wp-content/uploads/2022/03/Livro-Residencia-multiprofissional-em-saude-costurando-redes-de-cuidado-e-formacao-no-norte-gaucho.pdf. Acesso em: 10 maio 2023.
RUMOR, P. C. F. et al. Educação e cultura em saúde à luz de Paulo Freire. Revista de Enfermagem UFPE, Recife, v. 11, n. 12, p. 5122-5128, 2017. DOI 10.5205/1981-8963-v11i12a25338p5122-5128-2017. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/25338. Acesso em: 27 jan. 2024.
SANTOS, L.; JESUS, M. L. Ubuntu. In: CECCIM, R. B. et al. (org.). EnSiQlopédia das residências em saúde. Porto Alegre: Rede Unida, 2018. p. 288-292. Disponível em: http://historico.redeunida.org.br/editora/biblioteca-digital/serie-vivencias-em-educacao-na-saude/ensiqlopedia-das-residencias-em-saude-pdf. Acesso em: 16 ago. 2023.
SOARES, R. D. S. Rhamon com H. Fortaleza: Independente, 2022.
VASCONCELOS, D. P. et al. Narrativa como técnica de coleta de informações na pesquisa qualitativa. In: SILVA, R. M. et al. (org.). Estudos Qualitativos: enfoques teóricos e técnicas de coletas de informações. Sobral: Edições UVA, 2018. p. 211-221. Disponível em: https://portais.univasf.edu.br/medicina-pa/pesquisa/producao-cientifica/experiencias-qualitativas-ebook. Acesso em: 3 nov. 2023.
VASCONCELOS, A. P. S. M.; VIEIRA, S. B. EnSiQlopédia das residências em saúde: aprender em serviço. Porto Alegre: Rede Unida, 2018.
UNAIDS. Estatísticas UNAIS Brasil. Brasília: UNAIDS, 2023. Disponível em: https://unaids.org.br/prevencao-combinada/. Acesso em: 15 out. 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Fátima Cristina Dias de Carvalho, Miguel Eusébio Pereira Coutinho Júnior, Rhamon Diêgo Sousa Soares, Talita de Lemos Araújo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.