A arte nas/das aprendizagens do contexto da Residência Multiprofissional em Infectologia

narrativa das fronteiras da humanização, integralidade e da democratização do saber em saúde

Autores

  • Fátima Cristina Dias de Carvalho Escola de Saúde Publica do Ceará
  • Miguel Eusébio Pereira Coutinho Júnior Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0003-0562-1888
  • Rhamon Diêgo Sousa Soares Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Talita de Lemos Araújo Escola de Saúde Pública do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-72812

Palavras-chave:

Educação Permanente, Residência Multiprofissional, Infectologia, Pessoas vivendo com HIV, Metodologia do Ensino da Arte

Resumo

Considerando a educação emancipatória, com qualificação do perfil ético e técnico, a necessidade da inovação na produção das aprendizagens e o fato da saúde envolver conhecimento científico, saberes formais e artísticos, incluindo a criação em ato, pode-se inferir que o contato com as metodologias de ensino das artes, durante as aprendizagens dos profissionais residentes em saúde, favorece a criação e a inovação das práticas com foco nos pressupostos da humanização e da integralidade do cuidado, assim como na democratização do saber em saúde. Este estudo trata de uma narrativa da experiência vivenciada pela turma nove (T9) da residência multiprofissional de infectologia e da criação do projeto cênico Fronteira, que atua no combate ao estigma, à discriminação e ao preconceito enfrentados por pessoas vivendo com HIV. Nesse sentido, percebe-se a importância das atividades extramuros ao hospital, problematizando o conceito de corpo-território; com a participação do usuário como orientador do trabalho em equipe. Faz-se necessária a inclusão do profissional arte-educador no processo formativo dos profissionais residentes em saúde para combater a abordagem mecanicista e tecnicista no cuidado em saúde.

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Biografia do Autor

Fátima Cristina Dias de Carvalho, Escola de Saúde Publica do Ceará

Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade pela Escola de Saúde Pública do Ceará, Brasil; fisioterapeuta residente na mesma instituição.

Miguel Eusébio Pereira Coutinho Júnior, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando em Assistência Farmacêutica na Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil; farmacêutico no Hospital São José de Doenças Infecciosas, Ceará, Brasil.

Rhamon Diêgo Sousa Soares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Mestrando em Artes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Brasil; 
dramaturgo e ator.

Talita de Lemos Araújo, Escola de Saúde Pública do Ceará

Mestra em Psicologia  (Práticas e Inovação em Saúde Mental) pela Universidade de Pernambuco, Brasil; assistente social do Hospital São José de Doenças Infecciosas; preceptora de Campo da Residência Multiprofissional em Infectologia da Escola de Saúde Pública do Ceará, Brasil.

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Publicado

14-08-2024

Como Citar

CARVALHO, F. C. D. de; COUTINHO JÚNIOR, M. E. P.; SOARES, R. D. S.; ARAÚJO, T. de L. A arte nas/das aprendizagens do contexto da Residência Multiprofissional em Infectologia: narrativa das fronteiras da humanização, integralidade e da democratização do saber em saúde. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 23, n. 2, p. 253–268, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-72812. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/72812. Acesso em: 25 nov. 2024.