Entre os muros e o conhecimento

a educação de jovens e adultos nos espaços de reclusão de liberdade

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-71923

Palabras clave:

Educação de Jovens e Adultos, Reclusão, Escolarização

Resumen

Este estudo investiga a relevância da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos contextos de privação de liberdade, fundamentado na perspectiva da educação popular. Utilizando uma abordagem qualiquantitativa, foram analisados dados estatísticos do sistema prisional brasileiro para examinar o papel da EJA na educação de indivíduos privados de liberdade. Embora prometa explorar a relação entre EJA prisional e educação popular, o estudo revela lacunas na concretização dessa conexão. Também foram discutidas críticas construtivas acerca da necessidade de maior articulação entre práticas educativas, currículos flexíveis e trabalho interdisciplinar para fortalecer o impacto da EJA nessas comunidades. Conclui-se que a educação em prisões não se limita à alfabetização, mas oferece oportunidades para a reconstrução da cidadania e a reintegração social, destacando-se como um instrumento fundamental para romper ciclos de exclusão e criminalidade, de modo a avançar em direção a uma sociedade mais justa e inclusiva.

 

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Biografía del autor/a

Lívia Barbosa Pacheco Souza, Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Especialista em Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar pela Faculdade Iguaçu, Paraná, Brasil; educadora social na Associação Educacional Salva Dor, Bahia, Brasil.; membro do Grupo de Pesquisa: Educação, Cultura e Subjetividades (EDUCAS-UNILAB).

Gilmara dos Santos Silva, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Mestranda em Estudos de Linguagem: Contextos Lusófonos Brasil-África pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Campus Malês, Bahia, Brasil; professora no Centro Educacional Futuro da Criança, Bahia, Brasil; membro do Grupo de Pesquisa em Educação Linguística e Literária Antirracista (EDULILA Malês-UNILAB) e do Grupo de Estudo, Extensão e Pesquisa Interdisciplinares em Linguagem e Sociedade (GEPELIS-UNILAB).

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Publicado

2024-08-14

Cómo citar

SOUZA, L. B. P.; SILVA, G. dos S. Entre os muros e o conhecimento: a educação de jovens e adultos nos espaços de reclusão de liberdade. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 23, n. 2, p. 140–160, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-71923. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/71923. Acesso em: 22 nov. 2024.