Entre os muros e o conhecimento
a educação de jovens e adultos nos espaços de reclusão de liberdade
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2024-71923Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Reclusão, EscolarizaçãoResumo
Este estudo investiga a relevância da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos contextos de privação de liberdade, fundamentado na perspectiva da educação popular. Utilizando uma abordagem qualiquantitativa, foram analisados dados estatísticos do sistema prisional brasileiro para examinar o papel da EJA na educação de indivíduos privados de liberdade. Embora prometa explorar a relação entre EJA prisional e educação popular, o estudo revela lacunas na concretização dessa conexão. Também foram discutidas críticas construtivas acerca da necessidade de maior articulação entre práticas educativas, currículos flexíveis e trabalho interdisciplinar para fortalecer o impacto da EJA nessas comunidades. Conclui-se que a educação em prisões não se limita à alfabetização, mas oferece oportunidades para a reconstrução da cidadania e a reintegração social, destacando-se como um instrumento fundamental para romper ciclos de exclusão e criminalidade, de modo a avançar em direção a uma sociedade mais justa e inclusiva.
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