Retratos camponeses a partir da história oral

narrativas de trabalho, educação e religiosidade

Autores/as

  • Thalia Lopes Pena Santos Prefeitura Municipal de Ubaíra
  • Luana Patricia Costa Silva Universidade Federal do Recôncavo da Bahia https://orcid.org/0000-0002-7949-0975
  • Gildivan Francisco das Neves Universidade Federal da Paraiba

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-71162

Palabras clave:

Educação rural, Educação do campo, Religiosidade, História oral

Resumen

O objetivo deste trabalho foi compreender, por meio da história oral temática, as trajetórias escolares e não escolares entre o trabalho, a educação e religiosidade da nossa interlocutora, Vó Paulina. O estudo possui caráter qualitativo, embasado pela história oral e análise descritiva. Como suporte teórico, realizamos diálogos com Marin (2018), Stropasolas (2006), Salles (2005), Camargo, Scorsolini-Comin, Santos (2018), entre outros, que nos ajudaram a ter uma melhor compreensão do campo temático. Identificando o contexto em que Vó Paulina estava inserida e todos os seus vieses, percebemos o atravessamento da perspectiva da educação rural. Destacamos que a nossa colaboradora viveu um modelo de educação pautado no trabalho, no qual foi inserida ainda na infância, precisando, desde cedo, de saber lidar com a terra, inicialmente trabalhando na lavoura e, posteriormente, em sua fase adulta, dividindo-se entre o campo de lavoura e o trabalho com o dom, por meio da religiosidade. É importante salientar que estudos dessa natureza vão atestar que precisamos avançar muito na construção de outras perspectivas sobre infância para que histórias como a de Vó Paulina estejam apenas transcritas em narrativas realizadas nas pesquisas de suas netas, que hoje ocupam as universidades públicas do Brasil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Thalia Lopes Pena Santos, Prefeitura Municipal de Ubaíra

Especialista em Psicopedagogia Clínica, Institucional e Empresarial pela Rhema NeuroEducação, Paraná, Brasil; professora de Atendimento Educacional Especializado na Prefeitura Municipal de Ubaíra, Bahia, Brasil. 

Luana Patricia Costa Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil; professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Brasil; pesquisadora do Núcleo Carolina Maria de Jesus: Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Popular, Agroecologia e Alfabetização da Classe Trabalhadora; coordenadora do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Popular e Agroecologia (CFP/UFRB). 

Gildivan Francisco das Neves, Universidade Federal da Paraiba

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil; professor substituto vinculado ao Departamento de História no Centro de Educação da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, Brasil.

Citas

BERNARDI, C. J.; CASTILHO, M. A. A religiosidade como elemento do desenvolvimento humano. Interações, Campo Grande, v. 17, n. 4, p. 745-756, 2016. DOI 10.20435/1984-042X-2016-v.17-n.4(15). Disponível em: https://www.scielo.br/j/inter/a/5D44rZBWRJ5d8YCpX4GP83H/#:~:text=A%20religiosidade%20%C3%A9%20um%20elemento,com%20isso%2C%20est%C3%A1%20a%20religiosidade. Acesso em: 15 jul. 2024.

BRANDÃO, C. R. Parentes e parceiros: relações de parentesco e relações familiares de produção entre camponeses de Diolândia. In: BRANDÃO, C. R.; RAMALHO, J. R. (org.). Campesinato goiano: três estudos. Goiânia: Editora UFG, 1986. p. 15-82.

CAMARGO, A. F. G.; SCORSOLINI-COMIN, F; SANTOS, M. A. (2018). A feitura do santo: percursos desenvolvimentais de médiuns em iniciação no candomblé. Psicologia & Sociedade, Belo Horizonte, v. 30, 2018. DOI 10.1590/1807-0310/2018v30189741. Disponível em: https://www.scielo.br/j/psoc/a/yv6f6CVNJSYmxnXDbsLcQ7G/#. Acesso em: 15 jul. 2024.

COLETI, L. M. B. Do Mobral (Movimento Brasileiro de Alfabetização) aos programas de EJA (Educação de Jovens e Adultos) atuais: evolução ou manutenção das práticas pedagógicas? Marília: UNESP, 2012.

CRUZ NETO, O. O trabalho de campo como descoberta e criação. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

FERREIRA, L. G. Histórias de vida de professoras rurais: apontamentos sobre questões históricas e políticas de formação. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 20, n. 36, p. 105-113, 2011. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-70432011000200010&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 15 jul. 2024.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à práticas educativas. São Paulo: Paz & Terra, 2020.

LIMA, A. J. A.; SILVA JÚNIOR, R. Panorama da educação brasileira na década de 1960. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 3., 2016, Campina Grande. Anais [...] Campina Grande: Realize, 2016.

MARIN, J. O. B. Infância rural e trabalho infantil: concepções em contexto de mudanças. Desidades, Rio de Janeiro, n. 21, 2018. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-92822018000400004. Acesso em: 15 jul. 2024.

MARQUES, T. G. et al. Práticas docentes de professoras leigas em escolas no campo: uma análise das histórias de vida. Cadernos Cenpec, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 96-119, 2016. DOI 10.18676/cadernoscenpec.v6i1.351. Disponível em: https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/351. Acesso em: 15 jul. 2024.

MEIHY, J. C. S. B.; HOLANDA, F. História oral: como pensar. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2015.

MORAES, A. I .D.; CHALOBA, R. F. S. Circulação de modelos educacionais para a educação primária Rural no Brasil (1910-1971). Projeto de Pesquisa de Mestrado. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, 2014. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Eventos/2015/xviiseminariodepesquisadoprogramadepos-graduacaoemeducacao/agnes_circulacao-de-modelos.pdf. Acesso em: 15 jun. 2024.

QUEIROZ, J. B. P A educação do campo no Brasil e a construção das escolas do campo. NERA, Presidente Prudente. n. 18, p. 37-46, 2011. DOI 10.47946/rnera.v0i18.1347. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/1347. Acesso em: 15 jul. 2024.

SALLES, L. M. F. Infância e adolescência na sociedade contemporânea: alguns apontamentos. Estudos de Psicologia I, Campinas, v. 22, n. 1, p. 33-41, 2005. DOI 10.1590/S0103-166X2005000100005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/p6nq9YHw7XT7P7y6Mq4hw3q/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 jul. 2024.

STROPASOLAS, V. L. O mundo rural no horizonte dos jovens. Florianópolis: Editora da Universidade Federal de Santa Catarina, 2006.

Publicado

2024-08-14

Cómo citar

SANTOS, T. L. P.; SILVA, L. P. C.; NEVES, G. F. das. Retratos camponeses a partir da história oral: narrativas de trabalho, educação e religiosidade. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 23, n. 2, p. 101–121, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-71162. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/71162. Acesso em: 22 nov. 2024.