Retratos camponeses a partir da história oral
narrativas de trabalho, educação e religiosidade
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2024-71162Palabras clave:
Educação rural, Educação do campo, Religiosidade, História oralResumen
O objetivo deste trabalho foi compreender, por meio da história oral temática, as trajetórias escolares e não escolares entre o trabalho, a educação e religiosidade da nossa interlocutora, Vó Paulina. O estudo possui caráter qualitativo, embasado pela história oral e análise descritiva. Como suporte teórico, realizamos diálogos com Marin (2018), Stropasolas (2006), Salles (2005), Camargo, Scorsolini-Comin, Santos (2018), entre outros, que nos ajudaram a ter uma melhor compreensão do campo temático. Identificando o contexto em que Vó Paulina estava inserida e todos os seus vieses, percebemos o atravessamento da perspectiva da educação rural. Destacamos que a nossa colaboradora viveu um modelo de educação pautado no trabalho, no qual foi inserida ainda na infância, precisando, desde cedo, de saber lidar com a terra, inicialmente trabalhando na lavoura e, posteriormente, em sua fase adulta, dividindo-se entre o campo de lavoura e o trabalho com o dom, por meio da religiosidade. É importante salientar que estudos dessa natureza vão atestar que precisamos avançar muito na construção de outras perspectivas sobre infância para que histórias como a de Vó Paulina estejam apenas transcritas em narrativas realizadas nas pesquisas de suas netas, que hoje ocupam as universidades públicas do Brasil.
Descargas
Citas
BERNARDI, C. J.; CASTILHO, M. A. A religiosidade como elemento do desenvolvimento humano. Interações, Campo Grande, v. 17, n. 4, p. 745-756, 2016. DOI 10.20435/1984-042X-2016-v.17-n.4(15). Disponível em: https://www.scielo.br/j/inter/a/5D44rZBWRJ5d8YCpX4GP83H/#:~:text=A%20religiosidade%20%C3%A9%20um%20elemento,com%20isso%2C%20est%C3%A1%20a%20religiosidade. Acesso em: 15 jul. 2024.
BRANDÃO, C. R. Parentes e parceiros: relações de parentesco e relações familiares de produção entre camponeses de Diolândia. In: BRANDÃO, C. R.; RAMALHO, J. R. (org.). Campesinato goiano: três estudos. Goiânia: Editora UFG, 1986. p. 15-82.
CAMARGO, A. F. G.; SCORSOLINI-COMIN, F; SANTOS, M. A. (2018). A feitura do santo: percursos desenvolvimentais de médiuns em iniciação no candomblé. Psicologia & Sociedade, Belo Horizonte, v. 30, 2018. DOI 10.1590/1807-0310/2018v30189741. Disponível em: https://www.scielo.br/j/psoc/a/yv6f6CVNJSYmxnXDbsLcQ7G/#. Acesso em: 15 jul. 2024.
COLETI, L. M. B. Do Mobral (Movimento Brasileiro de Alfabetização) aos programas de EJA (Educação de Jovens e Adultos) atuais: evolução ou manutenção das práticas pedagógicas? Marília: UNESP, 2012.
CRUZ NETO, O. O trabalho de campo como descoberta e criação. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
FERREIRA, L. G. Histórias de vida de professoras rurais: apontamentos sobre questões históricas e políticas de formação. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 20, n. 36, p. 105-113, 2011. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-70432011000200010&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 15 jul. 2024.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à práticas educativas. São Paulo: Paz & Terra, 2020.
LIMA, A. J. A.; SILVA JÚNIOR, R. Panorama da educação brasileira na década de 1960. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 3., 2016, Campina Grande. Anais [...] Campina Grande: Realize, 2016.
MARIN, J. O. B. Infância rural e trabalho infantil: concepções em contexto de mudanças. Desidades, Rio de Janeiro, n. 21, 2018. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2318-92822018000400004. Acesso em: 15 jul. 2024.
MARQUES, T. G. et al. Práticas docentes de professoras leigas em escolas no campo: uma análise das histórias de vida. Cadernos Cenpec, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 96-119, 2016. DOI 10.18676/cadernoscenpec.v6i1.351. Disponível em: https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/351. Acesso em: 15 jul. 2024.
MEIHY, J. C. S. B.; HOLANDA, F. História oral: como pensar. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2015.
MORAES, A. I .D.; CHALOBA, R. F. S. Circulação de modelos educacionais para a educação primária Rural no Brasil (1910-1971). Projeto de Pesquisa de Mestrado. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, 2014. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Eventos/2015/xviiseminariodepesquisadoprogramadepos-graduacaoemeducacao/agnes_circulacao-de-modelos.pdf. Acesso em: 15 jun. 2024.
QUEIROZ, J. B. P A educação do campo no Brasil e a construção das escolas do campo. NERA, Presidente Prudente. n. 18, p. 37-46, 2011. DOI 10.47946/rnera.v0i18.1347. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/1347. Acesso em: 15 jul. 2024.
SALLES, L. M. F. Infância e adolescência na sociedade contemporânea: alguns apontamentos. Estudos de Psicologia I, Campinas, v. 22, n. 1, p. 33-41, 2005. DOI 10.1590/S0103-166X2005000100005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/p6nq9YHw7XT7P7y6Mq4hw3q/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 jul. 2024.
STROPASOLAS, V. L. O mundo rural no horizonte dos jovens. Florianópolis: Editora da Universidade Federal de Santa Catarina, 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Thalia Lopes Pena Santos, Luana Patricia Costa Silva, Gildivan Francisco das Neves
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.