I Mostra de Educação Popular em Saúde

uma vivência interdisciplinar e intersetorial no Programa Saúde na Escola

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-70163

Palabras clave:

Cultura popular, Modelos educacionais, Práticas interdisciplinares, Saúde da população.

Resumen

Trata-se de um relato de experiência vivenciado por uma turma do curso de Saúde Coletiva de uma universidade pública do estado do Pará, por acadêmicos do curso de Enfermagem e de Medicina do Pet-Saúde, e acadêmicos de Odontologia de uma universidade privada do Pará. O período de planejamento ocorreu de junho a setembro de 2022, no município de Belém-Pará. O objetivo foi apresentar a experiência da turma durante o processo formativo, as práticas, as vivências e as transformações, a partir da I Mostra de Educação Popular em Saúde. As atividades de campo foram desenvolvidas na Universidade do Estado do Pará e na escola estadual de ensino integral, área adstrita da Estratégia Saúde da Família Paraíso dos Pássaros. A Mostra desenvolvida demonstrou uma riqueza de trocas de saberes, interdisciplinaridade e intersetorialidade, necessárias na implementação de ações de educação popular em saúde junto ao Programa Saúde na Escola. Ao longo da disciplina, foram observadas mudanças nas concepções e nas práticas dos educandos, por meio da construção sistemática do conhecimento, do empoderamento e de reflexões críticas acerca da realidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rosiane Pinheiro Rodrigues, Universidade Federal do Pará

Doutoranda em Ciências e Desenvolvimento Socioambiental na Universidade Federal do Pará, Brasil.

Marcilena Costa Carneiro, Universidade do Estado do Pará

Graduanda em Saúde Coletiva na Universidade do Estado do Pará, Brasil.

Georgia Helena, Universidade do Estado do Pará

Graduada em Enfermagem pela Universidade do Estado do Pará, Brasil.

Clebis, Universidade Estadual do Maranhão

Graduado em Ciências (Biologia) pela Universidade Estadual do Maranhão, Brasil.

Citas

BORNSTEIN, V. J. (org.). Curso de aperfeiçoamento em educação popular em saúde: textos de apoio. Rio de Janeiro: EPSJV, 2016. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/26216. Acesso em: 17 fev. 2023.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 2.761, de 19 de novembro de 2013. Institui a

Política Nacional de Educação Popular em Saúde no âmbito do SUS (PNEPS-SUS).

Brasília: Ministério da Saúde, 2013. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt2761_19_11_2013.html. Acesso em: 17 fev. 2023.

CRUZ, P. J. S. C.; SILVA, M. R. F.; PULGA, V. L. Educação popular e saúde nos processos formativos: desafios e perspectivas. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 24, 2020. DOI 10.1590/Interface.200152. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/YVGkQJHk8pbwtrPkCTtvQSm/?lang=pt. Acesso em: 2 fev. 2023.

DANTAS, M. A.; SILVA, M. R. F.; CASTRO, A. R. Aprendizagens com o corpo todo na (trans) formação de educadores (as) populares do curso livre de educação popular em saúde (EdPopSUS). Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 24, 2020. DOI 10.1590/Interface.190205. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/9RY7LtvP7MVKFkvBXv36Pkv/?format=pdf&lang=pt.

Acesso em: 2 fev. 2022.

OLIVEIRA, I. A. Caderno de atividades pedagógicas em educação popular: relatos de pesquisas e de experiências dos grupos de estudos e trabalhos. Belém: EDUEPA, 2009.

OLIVEIRA, I. A.; SANTOS, T. R. L. Caderno de atividades pedagógicas em educação popular. Belém: NEP; CCSE; EDUEPA, 2015.

PEDROSA, J. I. S. A política nacional de educação popular em saúde em debate: (re) conhecendo saberes e lutas para a produção da saúde coletiva. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 25, 2020. DOI 10.1590/Interface.200190. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/b4vyq3gCDv3VT5BgKRvVYQD/?lang=pt. Acesso em: 2 fev. 2023.

QUEIROZ, D. M.; SILVA, M. R. F.; OLIVEIRA, L. C. Educação permanente com agentes comunitários de saúde: potencialidades de uma formação norteada pelo referencial da educação popular e saúde. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 18, n. 2, 2014. DOI 10.1590/1807-57622013.0303. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/KdgWJjtXxPqx7j85J8NgMYR/?lang=pt. Acesso em: 17 fev. 2023.

REZENDE, B. J. N. et al. Ações de educação em saúde com crianças de uma escola municipal de uma cidade do interior de Minas Gerais. Atenas Higeia, Passos, v. 2, n. 1, 2019. Disponível em: http://atenas.edu.br/revista/index.php/higeia/article/view/26. Acesso em: 17 fev. 2023.

RODRIGUES, R. P. et al. Educação popular em saúde: construindo saberes e práticas de cuidado através do EDPOPSUS. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 19, n. 1, 2020. DOI 10.14393/rep-v19n12020-49315. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/49315. Acesso em: 17 fev. 2023.

SANTOS, B. P.; NOVAIS, G. S.; SILVA, L. C. Educação popular em tempos de inclusão: pesquisa e intervenção. Uberlândia: EDUFU, 2011.

SILVA, A. A. et al. Ações de promoção da saúde no programa saúde na escola no Ceará: contribuições da enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 74, n. 1, 2021. DOI 10.1590/0034-7167-2019-0769. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/9tgd3GzTszC4s5fPGkQXxLj/abstract/?lang=pt. Acesso em: 17 fev. 2023.

Publicado

2024-01-16

Cómo citar

RODRIGUES, R. P.; CARNEIRO, M. C.; GEORGIA HELENA; CLEBIS. I Mostra de Educação Popular em Saúde: uma vivência interdisciplinar e intersetorial no Programa Saúde na Escola. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 22, n. 3, p. 317–326, 2024. DOI: 10.14393/REP-2023-70163. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/70163. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Relatos de experiência

Artículos más leídos del mismo autor/a