I Mostra de Educação Popular em Saúde
uma vivência interdisciplinar e intersetorial no Programa Saúde na Escola
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2023-70163Palabras clave:
Cultura popular, Modelos educacionais, Práticas interdisciplinares, Saúde da população.Resumen
Trata-se de um relato de experiência vivenciado por uma turma do curso de Saúde Coletiva de uma universidade pública do estado do Pará, por acadêmicos do curso de Enfermagem e de Medicina do Pet-Saúde, e acadêmicos de Odontologia de uma universidade privada do Pará. O período de planejamento ocorreu de junho a setembro de 2022, no município de Belém-Pará. O objetivo foi apresentar a experiência da turma durante o processo formativo, as práticas, as vivências e as transformações, a partir da I Mostra de Educação Popular em Saúde. As atividades de campo foram desenvolvidas na Universidade do Estado do Pará e na escola estadual de ensino integral, área adstrita da Estratégia Saúde da Família Paraíso dos Pássaros. A Mostra desenvolvida demonstrou uma riqueza de trocas de saberes, interdisciplinaridade e intersetorialidade, necessárias na implementação de ações de educação popular em saúde junto ao Programa Saúde na Escola. Ao longo da disciplina, foram observadas mudanças nas concepções e nas práticas dos educandos, por meio da construção sistemática do conhecimento, do empoderamento e de reflexões críticas acerca da realidade.
Descargas
Citas
BORNSTEIN, V. J. (org.). Curso de aperfeiçoamento em educação popular em saúde: textos de apoio. Rio de Janeiro: EPSJV, 2016. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/26216. Acesso em: 17 fev. 2023.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 2.761, de 19 de novembro de 2013. Institui a
Política Nacional de Educação Popular em Saúde no âmbito do SUS (PNEPS-SUS).
Brasília: Ministério da Saúde, 2013. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt2761_19_11_2013.html. Acesso em: 17 fev. 2023.
CRUZ, P. J. S. C.; SILVA, M. R. F.; PULGA, V. L. Educação popular e saúde nos processos formativos: desafios e perspectivas. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 24, 2020. DOI 10.1590/Interface.200152. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/YVGkQJHk8pbwtrPkCTtvQSm/?lang=pt. Acesso em: 2 fev. 2023.
DANTAS, M. A.; SILVA, M. R. F.; CASTRO, A. R. Aprendizagens com o corpo todo na (trans) formação de educadores (as) populares do curso livre de educação popular em saúde (EdPopSUS). Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 24, 2020. DOI 10.1590/Interface.190205. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/9RY7LtvP7MVKFkvBXv36Pkv/?format=pdf&lang=pt.
Acesso em: 2 fev. 2022.
OLIVEIRA, I. A. Caderno de atividades pedagógicas em educação popular: relatos de pesquisas e de experiências dos grupos de estudos e trabalhos. Belém: EDUEPA, 2009.
OLIVEIRA, I. A.; SANTOS, T. R. L. Caderno de atividades pedagógicas em educação popular. Belém: NEP; CCSE; EDUEPA, 2015.
PEDROSA, J. I. S. A política nacional de educação popular em saúde em debate: (re) conhecendo saberes e lutas para a produção da saúde coletiva. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 25, 2020. DOI 10.1590/Interface.200190. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/b4vyq3gCDv3VT5BgKRvVYQD/?lang=pt. Acesso em: 2 fev. 2023.
QUEIROZ, D. M.; SILVA, M. R. F.; OLIVEIRA, L. C. Educação permanente com agentes comunitários de saúde: potencialidades de uma formação norteada pelo referencial da educação popular e saúde. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 18, n. 2, 2014. DOI 10.1590/1807-57622013.0303. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/KdgWJjtXxPqx7j85J8NgMYR/?lang=pt. Acesso em: 17 fev. 2023.
REZENDE, B. J. N. et al. Ações de educação em saúde com crianças de uma escola municipal de uma cidade do interior de Minas Gerais. Atenas Higeia, Passos, v. 2, n. 1, 2019. Disponível em: http://atenas.edu.br/revista/index.php/higeia/article/view/26. Acesso em: 17 fev. 2023.
RODRIGUES, R. P. et al. Educação popular em saúde: construindo saberes e práticas de cuidado através do EDPOPSUS. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 19, n. 1, 2020. DOI 10.14393/rep-v19n12020-49315. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/49315. Acesso em: 17 fev. 2023.
SANTOS, B. P.; NOVAIS, G. S.; SILVA, L. C. Educação popular em tempos de inclusão: pesquisa e intervenção. Uberlândia: EDUFU, 2011.
SILVA, A. A. et al. Ações de promoção da saúde no programa saúde na escola no Ceará: contribuições da enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 74, n. 1, 2021. DOI 10.1590/0034-7167-2019-0769. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/9tgd3GzTszC4s5fPGkQXxLj/abstract/?lang=pt. Acesso em: 17 fev. 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Rosiane Pinheiro Rodrigues, Marcilena Costa Carneiro, Georgia Helena de Oliveira Sotirakis , Clebis Domingos dos Santos Sombra
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.