El TERREIRO Y LA ANTIPEDAGOGÍA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-70154

Palabras clave:

Terreiro, Antipedagogía, conocimiento

Resumen

O presente artigo busca apresentar como são socializados e mediados os saberes e conhecimentos dentro de um Terreiro de Candomblé, localizado na cidade de Jequié/BA, bem como apresentar a forma de mediação do conhecimento que acontece nele como antipedagógica, uma vez que sua estrutura está amparada nos saberes e nas práticas ancestrais e são ressemantizados e ressignificados. Por mais que apresentemos o tema como antipedagógico, percebemos que os conhecimentos são passados por meio de uma organização, que media o saber a partir de uma prática personalizada, fornecendo ao aprendiz a condição de um aprendizado singular proveniente de conhecimento pertencente ao grupo. Este artigo se lastreia teoricamente nas obras dos autores: Olivio  (2016), Quijano  (2005), Dore e Souza (2018), Gauthier (1998), Lima (2003), Prandi (2001), Braga (1998) e outros.

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Biografía del autor/a

Romeu Sanches da Paixão, Universidad Estatal del Sudoeste de Bahía

Mestrando em Relações Étnicas e Contemporaneidade na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Bahia, Brasil.

Itamar Pereira de Aguiar, Universidad Estadual del Sudoeste de Bahía

 Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, Brasil; estágio pós-pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, Brasil; professor na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Bahia, Brasil.

Citas

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Publicado

2024-04-30

Cómo citar

PAIXÃO, R. S. da; AGUIAR, I. P. de. El TERREIRO Y LA ANTIPEDAGOGÍA. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 23, n. 1, p. 90–108, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-70154. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/70154. Acesso em: 22 jul. 2024.