Cursinhos populares

história, desafios e contradições

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-69956

Palabras clave:

Cursinho popular, Acesso ao ensino superior, Reforma universitária, Vestibular

Resumen

Este artigo aborda o surgimento e a consolidação dos cursinhos populares, contextualizando-os dentro do processo de modernização do Ensino Superior e da origem dos vestibulares. O estudo destaca a importância desses cursinhos populares na democratização do acesso ao Ensino Superior e seus desafios. O artigo, baseado em análise de referencial teórico, identifica os cursinhos populares como resultado de movimentos estudantis contrários a um sistema educacional de herança excludente, oferecendo preparação acadêmica e apoio socioemocional a estudantes de baixa renda. Os principais desafios encontrados foram a escassez de recursos financeiros, a defasagem de capital educacional, a polêmica em relação ao comprometimento dos professores, entre outros. Apesar desses desafios, os cursinhos populares contribuíram para conquistas como a isenção de taxa em vestibulares e a implementação de cotas sociais nas universidades públicas. Ao compreender o surgimento dos cursinhos populares, é possível evidenciar seu impacto na formação da consciência crítica dos jovens e destacar a necessidade de apoio institucional e investimentos que fortaleçam e expandam essas iniciativas. No entanto, foi observada uma possível contradição em alguns cursinhos populares. Existe a preocupação de que alguns cursinhos possam reproduzir a educação excludente e precária que tentam combater.

 

 

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Biografía del autor/a

Welber Barros Pinheiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestrando em Educação na Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

Marcelo Ricardo Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo, Brasil; período sanduíche pela Université Paris 13, França; estágio pós-doutoral pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil; professor na Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

2024-01-16

Cómo citar

PINHEIRO, W. B.; RICARDO PEREIRA, M. Cursinhos populares: história, desafios e contradições. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 22, n. 3, p. 120–139, 2024. DOI: 10.14393/REP-2023-69956. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/69956. Acesso em: 24 nov. 2024.