Sistema de cotas

a perspectiva dos professores do Instituto Federal de Pernambuco

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-69359

Palabras clave:

Sistema de cotas, Política pública, Inclusão social

Resumen

Este artigo investiga o sistema de cotas. Considerado por muitos uma política pública de difícil aplicabilidade, há também aqueles que a consideram uma importante ferramenta de inclusão social. A coleta de dados foi feita por meio de um questionário e a análise foi realizada considerando as respostas dos professores participantes. Os resultados indicaram que os professores veem o sistema de cotas como um instrumento de inclusão social. Logo, a conclusão foi que essa política pública seja mais discutida e ampliada, demonstrando um caminho de possibilidades e avanços, permitindo a democratização do ensino para os cidadãos de diferentes classes sociais, lugares e cenários.

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Biografía del autor/a

Fabíola Cristina de Oliveira Bento Aquino, Rede Municipal de Educação de Jaboatão dos Guararapes

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil; professora da rede municipal de educação de Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, Brasil; membro do Grupo de Pesquisa Teoria e História da Educação.

 

 

Marcio Mateus Ferreira de Aquino, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Mestre em Controladoria pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil; assistente em administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Recife, Brasil.

Elicia Barros Guerra Souza, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Pernambuco, Brasil; membro do Grupo de Pesquisa Teoria e História da Educação.

Tulane Silva de Souza Pedrosa, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Pernambuco, Brasil; membro do Grupo de Pesquisa Teoria e História da Educação.

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Publicado

2023-09-04

Cómo citar

AQUINO, F. C. de O. B.; AQUINO, M. M. F. de; SOUZA, E. B. G.; PEDROSA, T. S. de S. Sistema de cotas: a perspectiva dos professores do Instituto Federal de Pernambuco. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 22, n. 2, p. 19–41, 2023. DOI: 10.14393/REP-2023-69359. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/69359. Acesso em: 12 dic. 2024.

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