Um caminho para a Pedagogia da Libertação

Autores/as

  • Alessa Campos Lempp Universidade de Uberaba

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-67354

Palabras clave:

Educação, Liberdade, Conscientização, Alfabetização.

Resumen

O objetivo central da presente resenha é demonstrar o papel de influência que a consciência exerce no processo da educação como uma prática de liberdade. O principal destaque será atribuído ao processo que a conscientização desempenha ao utilizar a educação para a libertação dos homens, que são sujeitos e não objetos, de uma situação de opressão e de injustiça na qual se encontram, bem como no papel da conscientização como primeiro objetivo da educação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alessa Campos Lempp, Universidade de Uberaba

Mestranda em Educação Tecnológica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, Minas Gerais, Brasil; professora no curso de Direito da Universidade de Uberaba, Minas Gerais, Brasil.

Citas

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.

Publicado

2023-04-28

Cómo citar

LEMPP, A. C. Um caminho para a Pedagogia da Libertação. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 22, n. 1, p. 386–388, 2023. DOI: 10.14393/REP-2023-67354. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/67354. Acesso em: 21 nov. 2024.