Um caminho para a Pedagogia da Libertação

Autores

  • Alessa Campos Lempp Universidade de Uberaba

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-67354

Palavras-chave:

Educação, Liberdade, Conscientização, Alfabetização.

Resumo

O objetivo central da presente resenha é demonstrar o papel de influência que a consciência exerce no processo da educação como uma prática de liberdade. O principal destaque será atribuído ao processo que a conscientização desempenha ao utilizar a educação para a libertação dos homens, que são sujeitos e não objetos, de uma situação de opressão e de injustiça na qual se encontram, bem como no papel da conscientização como primeiro objetivo da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessa Campos Lempp, Universidade de Uberaba

Mestranda em Educação Tecnológica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, Minas Gerais, Brasil; professora no curso de Direito da Universidade de Uberaba, Minas Gerais, Brasil.

Referências

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.

Downloads

Publicado

28-04-2023

Como Citar

LEMPP, A. C. Um caminho para a Pedagogia da Libertação. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 22, n. 1, p. 386–388, 2023. DOI: 10.14393/REP-2023-67354. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/67354. Acesso em: 21 nov. 2024.