Os inéditos-viáveis na formação inicial e continuada das/os professoras/es do Afin/Ituiutaba em 2021
um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2023-67014Palabras clave:
Ações extensionistas, Formação de professores, Formação inicial de professores, Formação continuada de professores, Fundamentos freirianosResumen
Este texto configura-se como um relato das experiências oriundas da execução do projeto de extensão “Ações Formativas Integradas de Ingresso ao Ensino Superior (Afin)”, desenvolvido na cidade de Ituiutaba, Minas Gerais. O objetivo geral é apresentar as experiências de formação inicial e continuada realizadas para e pelos/as professoras/es do projeto Afin/Ituiutaba no ano de 2021. Como procedimento metodológico: relatório final do ano de 2021 e projeto de formação para uso de ferramentas digitais, produção realizada pelas/os professoras/es, dentre outros. A partir da análise das produções realizadas, entendemos que estamos no processo de construção de inéditos viáveis quando envolvemos e mobilizamos a formação interdisciplinar e coletiva das/os professoras/es na possibilidade de superar as situações-limite outrora problematizadas e refletidas criticamente, e que atravancam a realização de uma práxis mais humanizada e emancipadora.
Descargas
Citas
AÇÕES FORMATIVAS INTEGRADAS DE APOIO AO INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR – AFIN. Relatório de resultados: prestação de contas: cumprimento do objeto. Ituiutaba, 2021.
BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, abr. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 26 ago. 2022.
BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n.º 510, de 7 de abril de 2016. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf. Acesso em: 29 nov. 2022.
CARREIRA, B. F.; SOARES FILHO, C. A. Formação de professores/as para o uso de ferramentas digitais como recurso didático. UFU: Ituiutaba, 2021.
DE LA FUENTE, A. R. S. Pré-vestibular alternativo como território de cidadania: contribuições do Campus Pontal da Universidade Federal de Uberlândia. 2019. 422 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Instituto de Geografia, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI 10.14393/ufu.te.2019.2213. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/26924/1/PrevestibularAlternativoTerrit%c3%b3rio.pdf. Acesso em: 25 ago. 2022.
FREIRE, A. M. A. F. Notas. In: FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992b.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa.
São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio
de Janeiro: Paz e Terra, 1992a.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
MUSSI, R. F. F.; FLORES, F. F.; ALMEIDA, C. B. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 1-18, 2021. DOI 10.22481/praxisedu.v17i48.9010. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9010/6134. Acesso em: 26 ago. 2022.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA – UFU. Conselho de Graduação. Resolução nº 7, de 10 de julho de 2020. Dispõe sobre a instituição, autorização e recomendação de Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais, em caráter excepcional e facultativo, em razão da epidemia da COVID-19, no âmbito do ensino da Graduação na Universidade Federal de Uberlândia. 2020b. Disponível em:
http://www.reitoria.ufu.br/Resolucoes/ataCONGRAD-2020-7.pdf. Acesso em: 26 ago. 2022.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA – UFU. Decisão Administrativa REITO nº 01/2020. Decisão do Comitê de monitoramento a Covid-19, de 16 de março de 2020. 2020a. Disponível em: https://www.sei.ufu.br/sei/modulos/pesquisa/md_pesq_documento_consulta_externa.php?9LibXMqGnN7gSpLFOOgUQFziRouBJ5VnVL5b7-UrE5RYu-afiXEpZ8b8g7frjGLeDVsJcYwxAHgLcYoXfc3Ai9IdK3WQvtVYj1hX_iFxz-BbdeeN-a3T1o9WHvZdo1mF. Acesso em: 16 set. 2022.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA – UFU. Resolução nº 02, de 30 de novembro de 2016. Dispõe sobre a criação do Programa “Ações Formativas Integradas de Apoio ao Ingresso no Ensino Superior (AFIN)”, e dá outras providências. Disponível em: http://www.proplad.ufu.br/legislacoes/resolucao-no-022016-do-conselho-diretor. Acesso em: 25 ago. 2022.
VILELA, M. A. A. S.; CARREIRA, B. A.; NASCIMENTO, L. M. Incertezas do ensino remoto e o distanciamento social: reflexões sobre a práxis educativa no Afin/Ituiutaba (2020). Revista de Educação Popular, Uberlândia, Edição Especial, p. 415-431, set. 2021. DOI 10.14393/REP-2021-62395. Disponível em:
https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/62395/32619. Acesso em: 26 ago. 2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Maria Aparecida Augusto Satto Vilela, Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.