Interseções entre educação popular e educação matemática crítica

explorando questões reelaboradas do Enem em um cursinho popular

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2022-65031

Palabras clave:

Educação Popular, Educação Matemática Crítica, Cursinho Popular, Rewritten ENEM questions

Resumen

Este texto apresenta um recorte de dissertação de mestrado, cujo principal objetivo foi analisar de que forma questões da prova de Matemática do ENEM, ao serem reelaboradas por um professor de um cursinho popular, contribuem para a promoção de uma educação popular, levando em conta princípios da educação matemática crítica. A sustentação teórica foi encontrada nas discussões acerca da educação popular e da educação matemática crítica. Os dados foram coletados por meio de discussões em forma de diálogos e entrevistas, ao longo de seis encontros síncronos via plataforma Google Meet, com sete participantes de um cursinho popular de Minas Gerais. Alguns resultados mostram que a maneira como os encontros aconteceram contribuiu para uma educação popular dos estudantes, conectando libertação e empowerment, esperança e foregrounds, leitura e escrita do mundo e matemacia.

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Biografía del autor/a

Jair Pedro da Fé Neto, Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil; professor da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais, Brasil.

 

Edmilson Minoru Torisu, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil, com período sanduíche no The State University of New Jersey, New Brunswick, United States of America; professor adjunto do Departamento de Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil. 

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Publicado

2022-12-30

Cómo citar

FÉ NETO, J. P. da; TORISU, E. M. Interseções entre educação popular e educação matemática crítica: explorando questões reelaboradas do Enem em um cursinho popular. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 21, n. 3, p. 204–226, 2022. DOI: 10.14393/REP-2022-65031. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/65031. Acesso em: 23 jul. 2024.