Interseções entre educação popular e educação matemática crítica
explorando questões reelaboradas do Enem em um cursinho popular
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2022-65031Palabras clave:
Educação Popular, Educação Matemática Crítica, Cursinho Popular, Rewritten ENEM questionsResumen
Este texto apresenta um recorte de dissertação de mestrado, cujo principal objetivo foi analisar de que forma questões da prova de Matemática do ENEM, ao serem reelaboradas por um professor de um cursinho popular, contribuem para a promoção de uma educação popular, levando em conta princípios da educação matemática crítica. A sustentação teórica foi encontrada nas discussões acerca da educação popular e da educação matemática crítica. Os dados foram coletados por meio de discussões em forma de diálogos e entrevistas, ao longo de seis encontros síncronos via plataforma Google Meet, com sete participantes de um cursinho popular de Minas Gerais. Alguns resultados mostram que a maneira como os encontros aconteceram contribuiu para uma educação popular dos estudantes, conectando libertação e empowerment, esperança e foregrounds, leitura e escrita do mundo e matemacia.
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