Arte circense na perspetiva da educação popular

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2022-64936

Palabras clave:

Arte circense, Educação Social, Educação Popular, Circo Social

Resumen

Neste trabalho, propomos um diálogo sobre as atividades circenses nos espaços de educação social, na perspectiva da educação popular. Discorremos sobre o crescimento significativo dos movimentos sociais e suas relações com propostas educativas para as classes populares. Nesses lócus, as práticas corporais circenses agem como a arte do viver, como a própria educação. Portanto, trazemos reflexões acerca do circo, sua historicidade e suas práticas como possibilidade de intervenção sociocultural em espaços de educação não escolar. Para tanto, recorremos a pesquisa bibliográfica que nos possibilitou aprofundar em aspectos que mobilizam a arte, a cultura e o esporte como bens simbólicos e culturais que conduzem ação cultural transformadora e a processos de uma educação popular pontencializadora das práticas corporais circenses dos grupos praticantes do circo.

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Biografía del autor/a

Verônica Ester Tapia, Universidade São Judas Tadeu

Mestra em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, Brasil; professora da Faculdade Diadema, São Paulo, Brasil; arte-educadora dos Centros Culturais no Municipio de Diadema, São Paulo, Brasil.

Bruna, Universidade São Judas Tadeu

Doutora em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, Brasil; professora na mesma instituição; coordenadora do Projeto Sênior para a Vida Ativa (USJ); membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Sênior (GREPES/USJ). 

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Publicado

2022-12-30

Cómo citar

TAPIA, V. E.; BRUNA. Arte circense na perspetiva da educação popular. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 21, n. 3, p. 227–242, 2022. DOI: 10.14393/REP-2022-64936. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/64936. Acesso em: 16 nov. 2024.