Arte circense na perspetiva da educação popular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2022-64936

Palavras-chave:

Arte circense, Educação Social, Educação Popular, Circo Social

Resumo

Neste trabalho, propomos um diálogo sobre as atividades circenses nos espaços de educação social, na perspectiva da educação popular. Discorremos sobre o crescimento significativo dos movimentos sociais e suas relações com propostas educativas para as classes populares. Nesses lócus, as práticas corporais circenses agem como a arte do viver, como a própria educação. Portanto, trazemos reflexões acerca do circo, sua historicidade e suas práticas como possibilidade de intervenção sociocultural em espaços de educação não escolar. Para tanto, recorremos a pesquisa bibliográfica que nos possibilitou aprofundar em aspectos que mobilizam a arte, a cultura e o esporte como bens simbólicos e culturais que conduzem ação cultural transformadora e a processos de uma educação popular pontencializadora das práticas corporais circenses dos grupos praticantes do circo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Verônica Ester Tapia, Universidade São Judas Tadeu

Mestra em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, Brasil; professora da Faculdade Diadema, São Paulo, Brasil; arte-educadora dos Centros Culturais no Municipio de Diadema, São Paulo, Brasil.

Bruna Gabriela Marques, Universidade São Judas Tadeu

Doutora em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, Brasil; professora na mesma instituição; coordenadora do Projeto Sênior para a Vida Ativa (USJ); membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Sênior (GREPES/USJ). 

Referências

BHAKTA, D. Brinque e aprenda com rosa dos ventos. In: Cartilha Festival 12 Anos, jun. 2011.

BRANDÃO, C. R. O que é educação popular. São Paulo: Brasiliense, 2006.

BRANDÃO, C. R. A educação popular na escola cidadã. Petrópolis: Vozes, 2002.

BRASIL. Ministério da Cultura. Texto base da 2ª Conferência Nacional de Cultura. 2009.

Disponível em: http://blogs.cultura.gov.br/. Acesso em: 10 jun. 2020.

CÁRDENAS, J. R. La fabulosa historia del circo en Mexico. México: Conaculta y Escenología, 2003.

CASTRO, A. V. O elogio da bobagem: palhaços no Brasil e no mundo. Rio de Janeiro: Editora Família Bastos, 2005.

CONSEJO NACIONAL DE LA CULTURA Y LAS ARTES. Percepción de las audiencias en las artes circenses en la Región Metropolitana. Santiago, jun. 2013. Disponível em: https://www.cultura.gob.cl/wp-content/uploads/2013/06/estudio-percepcion-audiencia-sobre-artes-circenses-RM.pdf. Acesso em: 1º maio 2021.

FERNANDES, R. C. Privado, porém público: o terceiro setor na América Latina. 3. ed. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994. Disponível em: http://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/15847/material/351291616-Privado-Porem-Publico-Rubem-Cesar-Fernandes.pdf. Acesso em: 1º maio 2021.

FONTOURA, L. ICA foi sede de formação, com participação de Cirque du Soleil. O Popular MM, Mogi Mirim, 24 de julho de 2016. Disponível em: https://opopularmm.com.br/ica-foi-sede-de-formacao-em-circo-social-com-participacao-de-circo-du-soleil-18450. Acesso em: 1 maio 2020.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FFREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, P.; NOGUEIRA, A. Que fazer: teoria e prática em educação popular. Petrópolis: Vozes, 2014.

GALLO, S.; VEIGA-NETO, A. Fundamentalismo e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

LIMA, T. C. S.; MIOTO, R. C. T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Katálysis, v. 10 (spe), p. 37-45, 2007. Doi: 10.1590/S1414-49802007000300004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rk/a/HSF5Ns7dkTNjQVpRyvhc8RR/abstract/?lang=pt . Acesso em 1º maio 2022.

MAUSS, M. Sociologia e antropologia. São Paulo: EDUSP, 1974.

MORAN, J. M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 2.

ed. Campinas: Papirus, 2007.

RENEVEY, M. J. (org). Le Grand livre du Cirque. Genera: Edito-Service, 1997

SANTOS, C.A. Artes do circo: pedagogias atuais e origens ancestrais. Relatório de Pós-doutorado Sênior/UNIRIO/FAPERJ. Rio de Janeiro, 2014.

SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Secretaria Nacional de Articulação Social. Departamento de Educação Popular e Mobilização Cidadã. Marco de Referência da Educação Popular para as Políticas Públicas. Brasília-DF, 2014. Disponível em: http://forumeja.org.br/sites/forumeja.org.br/files/marco_de_referencia_da_educacao_popular.pdf. Acesso em: 1 abr. 2020.

SILVA, E. Circo-teatro: Benjamim de Oliveira e a teatralidade circense no Brasil. São Paulo: Altana, 2007.

SILVA, E. O circo: sua arte e seus saberes: o circo no Brasil do final do século XIX a meados

do XX. 1996. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Estadual de

Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, 1996.

SILVA, E. Saberes circenses: ensino/aprendizagem em movimentos e transformações. In: SILVEIRA, J. F. B.; HECKTHEUER, L. F. A.; SILVA, M. R. S. (org.). Circo, lazer e esporte: políticas públicas em jogo. Rio Grande: Universidade Federal do Rio Grande, 2011. p. 11-42. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/127992/LIVROCIRCO,ESPORTE.pdf?sequence=1. Acesso em: 10 dez. 2019.

SILVA, R. Os fundamentos freireanos da pedagogia social em construção no Brasil. Pedagogía Social: Revista Interuniversitaria, Sevilla, n. 27, p. 179-198, 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1350/135046986010.pdf. Acesso em: 1 jan. 2020.

SILVA, R. Outras educações possíveis. In: GADOTTI, M.; CARNOY, M. (org.). Reinventando Freire: a práxis do Instituto Paulo Freire. São Paulo: IPF: Lemann: Stanford Education, 2018. Disponível em: https://www.academia.edu/40346681/Reinventando_freire. Acesso em: 20 jan. 2020.

SOUZA NETO, J. C.; SILVA, R.; MOURA, R. A. (org.). Pedagogia social. São Paulo: Expressão e Arte, 2009.

TOLEDO, C. N. O governo Goulart e o golpe de 64. São Paulo: Brasiliense, 1983.

Downloads

Publicado

30-12-2022

Como Citar

TAPIA, V. E.; MARQUES, B. G. Arte circense na perspetiva da educação popular. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 21, n. 3, p. 227–242, 2022. DOI: 10.14393/REP-2022-64936. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/64936. Acesso em: 16 nov. 2024.