Movimento #EleNão

construindo uma educação como prática da liberdade para/pelas mulheres

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2022-63582

Palabras clave:

Movimento #EleNão, Educação, Mulheres, Movimento Feminista

Resumen

A organização e a atuação do movimento feminista têm demonstrado historicamente que as mulheres são fundamentais na construção de saberes e práticas promotoras de uma educação política e em defesa dos direitos humanos mesmo que elas ocupem lugares subalternos na sociedade. Em tempos de retrocessos democráticos, alimentados por uma política conservadora e de profundo ataque aos direitos das mulheres, sobretudo no Brasil, se faz necessária a busca de novas alternativas e estratégias de militância. Nas eleições presidenciais de 2018, diante da iminência de um político conservador ocupar a presidência do Brasil, as mulheres organizaram um movimento por meio das redes sociais chamado #EleNão, com o objetivo de discutir e conscientizar as mulheres sobre o perigo que a vitória de Jair Messias Bolsonaro representaria. A partir dos conceitos de autonomia e esperança propostos por Paulo Freire e pela educação popular, buscamos discutir como o movimento trouxe desdobramentos importantes para o movimento feminista e evidenciou as mulheres como uma das principais frentes de resistência ao conservadorismo, contribuindo para a construção de uma educação como prática da liberdade.

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Biografía del autor/a

Desirée de Oliveira Pires, Universidade Federal do Rio Grande

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil; membro do Grupo de Pesquisa e Estudo Interdisciplinar Lélia Gonzalez (CNPq). 

Amanda Motta Castro, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul, Brasil, com período sanduíche na Universidad Autonome Metropolitana, México; professora do Departamento de Educação da Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil; membro da Comunidad de Pensamiento Feminista Latinoamericano: El Telar e do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar Lélia Gonzalez (CNPq). 

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Publicado

2022-08-29

Cómo citar

PIRES, D. de O.; CASTRO, A. M. Movimento #EleNão: construindo uma educação como prática da liberdade para/pelas mulheres. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 21, n. 2, p. 274–288, 2022. DOI: 10.14393/REP-2022-63582. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/63582. Acesso em: 24 nov. 2024.