Saberes populares, Química e plantas medicinais

uma abordagem de ensino para o nível secundário com base em atividades práticas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2022-63484

Palabras clave:

Sequência de Ensino, Aprendizagem em Química, Pesquisa em Sala de Aula, Química Orgânica

Resumen

Apresentam-se e discutem-se as contribuições de uma sequência de ensino sobre plantas medicinais, balizada pela pesquisa orientada dentro e fora da sala de aula e desenvolvida nos componentes curriculares de Química e Seminário Integrado do ensino médio. A temática possibilita valorizar os saberes populares dos estudantes, o que colabora com a construção da prática educativa. Aproximou-se o ensino de Química à realidade dos discentes a partir do resgate e da valorização de alguns saberes populares em sala de aula, no sentido de ultrapassar a compreensão abstrata de conhecimentos. Dentro dessa concepção, desenvolveram-se atividades para contribuir com a aprendizagem de Química e com a formação cidadã dos alunos. A diversificação das estratégias didáticas adotadas favoreceu o entendimento dos conteúdos abordados e da linguagem representacional das estruturas na Química Orgânica. Pôde-se perceber, por parte dos estudantes, uma apropriação de conceitos e termos químicos relacionados, mostrando a contribuição da temática para o contexto da educação básica, tanto no desenvolvimento dos conteúdos escolares como na pesquisa do aluno, o que lhe confere maior autonomia na busca por informações.

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Biografía del autor/a

Anajara Kaczmareck Figaro, Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul

Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal do Pampa, Rio Grande do Sul, Brasil; professora da rede pública de ensino do Rio Grande do Sul, Brasil. 

Eril Medeiros da Fonseca, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Educação Científica e Tecnológica na Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil; professor da rede pública municipal de educação de São Pedrito, Rio Grande do Sul, Brasil.

Renata Hernandez Lindemann, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Educação Científico-Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil; professora da Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

2022-08-29

Cómo citar

FIGARO, A. K.; FONSECA, E. M. da; LINDEMANN, R. H. Saberes populares, Química e plantas medicinais: uma abordagem de ensino para o nível secundário com base em atividades práticas. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 21, n. 2, p. 239–259, 2022. DOI: 10.14393/REP-2022-63484. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/63484. Acesso em: 22 jul. 2024.